*Publicidade

Home     Entrevistas
júlio da retífica

‘O povo privilegiou quem trabalha’

Deputado do PSDB e uma das principais lideranças políticas do Norte avalia o resultado das eleições e diz que a base aliada do governo venceu na região. O tucano ainda ataca a força do poder econômico


Publicado em 13 Outubro 2008

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

arquivo/diário do norte
Júlio da Retífica vê avanços da base aliada no Norte do Estado
Júlio da Retífica vê avanços da base aliada no Norte do Estado

Considerada como uma das principais lideranças políticas do Norte do Estado, Júlio da Retífica (PSDB), avalia o resultado das eleições de 2008 e diz que a base aliada do governo do Estado avançou, elegendo 17 prefeitos nas 19 prefeituras que compõem a região. Júlio ainda informa que a pequena vantagem de José Osvaldo (55 votos) em Porangatu se deve à força do poder econômico de um dos adversários na disputa. “A população realmente soube dar resposta para privilegiar aqueles que realmente têm trabalhado pela região e pela cidade”, disparou o deputado Júlio da Retífica.

Diário do Norte – Balanço do resultado das eleições para prefeito, especialmente da Região Norte do Estado?
Júlio da Retífica – Na verdade, o resultado, foi uma demonstração total de apoio ao governo do Estado. A base do governo, na Região Norte, teve uma vitória esmagadora. Em 19 municípios, elegeu 17 prefeitos, sendo que em dois municípios foi expressivo o número de eleitores. Nas cidades mais importantes do Norte, como Minaçu, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Uruaçu e Niquelândia, serão administradas por prefeitos da base do governo. Cidades de porte médio, como Mara Rosa e Campinorte também serão administradas por prefeitos de partidos da base do governo. E nós temos que dividir essa vitórias com o governador Alcides Rodrigues e também com os senadores Marconi Perillo, Lúcia Vânia e Demóstenes Torres, que trabalharam nesses municípios. Então, o balanço é altamente positivo. E acredito que diante desse resultado, o governo terá um olhar diferente para o Norte, uma vez que teremos importantes investimentos na região, como a Ferrovia Norte-Sul e a BR-080. Nunca é demais lembrar que o Norte precisa de investimentos do governo. E agora, estando do lado do governo, não tenho dúvidas de que vamos colher os frutos a partir de 2009.

DN – O fato do PMDB ter vencido nos grandes centros urbanos terá alguma influência nas eleições de 2010?
Júlio da Retífica – Goiânia já era administrada pela oposição e o Alcides Rodrigues venceu em 2006. Em Anápolis a oposição também tinha o prefeito e o governador venceu lá, em 2006. É claro que em Aparecida o PMDB, mas lá o prefeito atual é da base e a oposição venceu em 2006. Então, isso é muito relativo. O mais importante é considerarmos quem foram os candidatos nessas eleições. Tivemos algumas derrotas sofridas, é claro, como é o caso de Catalão e de Goianésia. São duas cidades onde não contávamos com derrota. Por outro lado nós consolidamos algumas vitórias expressivas, como nos casos de Luziânia e de Itumbiara, que são cidades importantes, que consagraram a vitória da base aliada. Tivemos vitórias importantes também em Rio Verde, Mineiros e Santa Helena onde a base se consolidou.

DN – O senhor esperava uma vitória tão apertada em Porangatu. O que aconteceu para que o resultado fosse esse?
Júlio da Retífica – Na verdade nós temos a seguinte situação: nós vencemos lá em quatro eleições consecutivas. São quatro vitórias consecutivas do mesmo partido e do mesmo grupo. É claro que assim começa a ter um certo desgaste. E também temos que considerar também os gastos de campanha do nosso adversário, que tem um poder aquisitivo alto e que fez de tudo para vencer as eleições, se valendo de toda a força do seu poder econômico para vencer as eleições. E também temos que considerar o apoio até das próprias lideranças que foram lá para ajudar na eleição do PMDB. Não foi uma eleição só de Porangatu, mas da região. E eles se empenharam muito para tentar vencer lá. E mais uma vez o povo soube dar a resposta para privilegiar aqueles que realmente têm trabalhado pela região.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte