*Publicidade

Home     Entrevistas
betinha tejota

Institutos de pesquisa na berlinda

Deputada avalia que resultados de pesquisas influenciaram no resultado final das eleições em várias cidades, alterando o voto do eleitor indeciso. Ela diz ainda que base aliada encerra 2008 fortalecida


Publicado em 20 Outubro 2008

João Carvalho - Goiânia

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Hedmilson Ornelas
Betinha faz pronunciamento na Assembléia Legislativa: resultados de pesquisas podem induzir eleitor
Betinha faz pronunciamento na Assembléia Legislativa: resultados de pesquisas podem induzir eleitor

Representante do Norte de Goiás na Assembléia Legislativa, a deputada Betinha Bejota (PSB) faz balanço positivo do resultado das eleições de 2008 para a chamada base aliada do governo do Estado. Segundo ela, o governador Alcides Rodrigues (PP) saiu fortalecido da campanha. O mesmo ocorreu com o senador Marconi Perillo (PSDB). Betinha, no entanto, chama a atenção para o trabalho de alguns institutos de pesquisa que, segundo ela, influenciaram no resultado final das eleições, levando o eleitor indeciso a ‘apostar no falso líder’, aquele se valeu justamente dos números para conseguir uma vitória nas eleições. Betinha atuou na linha de frente na campanha e na vitória de nove prefeitos, além de ter ajudado Carlinhos da Lavrim (PP), em São Luiz do Norte (veja quadro abaixo), consolidando de vez a sua liderança no Norte do Estado, no Vale do São Patrício e no extremo Sudoeste do Estado, onde conquistou as prefeituras de Lagoa Santa e de Itarumã. Betinha também fala sobre a participação do eleitorado na campanha.

Diário do Norte – Qual avaliação faz do resultado das eleições municipais de 2008?
Betinha Tejota – Especificamente para mim como parlamentar, foi positiva. Nós tivemos uma conduta ética durante a campanha. Representamos bem os nossos eleitores, principalmente fizemos um trabalho diferenciado com uma presença marcante nas bases, ajudando os nossos candidatos. Considero que foi uma atuação especial. Essa é a primeira vez, depois que assumi o mandato de parlamentar, que tivemos o embate político. Nós percebemos que a nossa atuação na Assembléia Legislativa está sendo 'vigiada' pela comunidade, mas, no bom sentido. As pessoas que votaram no nosso projeto estão cobrando e fiscalizando mais. Em vários momentos durante a campanha nós percebemos isso. E isso é extremamente importante, porque demonstra que o eleitor está atento e cobrando bem mais dos seus representantes.

DN – Como será o seu relacionamento com os prefeitos que a senhora ajudou a eleger no dia 5 de outubro?
Betinha – Nós faremos com que eles tenham na Assembléia Legislativa uma extensão dos seus gabinetes nas prefeituras. Tanto os prefeitos quanto os vereadores eleitos e as lideranças que não conseguiram êxito nas eleições, mas que representaram bem o seu papel na campanha. E aqui em Goiânia, junto ao governo, eu estarei inteiramente à disposição de todas essas lideranças e prefeitos. Meu gabinete será a porta de acesso dos prefeitos junto ao governo do Estado e onde mais for necessário. Serei o elo entre essas lideranças e o governo goiano.

DN – O que mais chamou a atenção nessa campanha?
Betinha – O que mais me chamou a atenção foi a vontade popular manifestada e convalidada nas urnas. A bem da verdade, houve situações em que as pesquisas de intenção de voto foram publicadas e realizadas de forma irresponsável. Não todas as pesquisas, mas algumas atuaram de forma errada e maldosa, implantando situações que não eram verdadeiras.
DN – Isso pode ter influenciado no resultado final das eleições?
Betinha – Sim. Existe aquele eleitor que é o do voto útil, que espera o último momento para definir o seu voto. Esse vota de acordo com a situação do momento. Nesse momento, se a pesquisa é séria e correta, ela tem um efeito importante, permitindo que o processo se desenvolva de forma democrática e corretamente. Mas se a pesquisa não é séria e é utilizada de uma forma errada e suja, fará com que se crie falsos líderes. Isso ocorre porque não é a vontade popular que prevalece. A vontade popular acaba camuflada e manipulada. E ainda temos o voto do eleitor indeciso, que não quer perder o seu voto. Nesse caso a pesquisa influência de forma negativa.

DN – O resultado foi favorável para a base de apoio do governo do Estado?
Betinha – Em nível de Estado, a base está bem. Ainda é bastante forte. Em algumas cidades, de forma isolada, a base de certa forma atrapalhou e gerou algumas situações de confusão. Mas, no somatório dos partidos que estão na base, o resultado foi positivo. A força de Alcides Rodrigues e de Marconi Perillo se cristalizou. O governador fez vários prefeitos em cidades onde jamais a gente poderia imaginar que ele fosse vencer. Mas ele chegou com o seu jeito humilde e simples e venceu as eleições. E o senador Marconi da mesma forma, viajando todo Estado e mostrando a sua força. Tivemos também as chamadas zebras políticas, com a eleição de muitos prefeitos que ninguém poderia imaginar que eles pudessem vencer.

Onde a deputada viu os seus aliados se elegerem
n Campinaçu
n São Miguel do Araguaia
n Itarumã
n Lagoa Santa
n Itapaci
n Pilar de Goiás
n Santa Terezinha de Goiás
n Bonópolis
n São Luiz do Norte
n Bonfinópolis

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte