Publicado em 14 Maio 2018
Juvenal Junior
Durante a passagem do governador José Eliton por Itapaci, há cerca de três semanas, para a entrega de obras e benefícios à população, o prefeito Mário Sales (Mário Macaco - PSDB) concedeu entrevista ao Diário do Norte e fez um balanço das ações realizadas em 2017. O prefeito admite que tem passado por muitos desafios e obstáculos, porém, garante que 2018 será bastante promissor, com investimentos em todas as áreas, com destaque para a saúde, infraestrutura, educação e mobilidade urbana.
Mesmo assumindo uma prefeitura com inúmeros problemas, ligados principalmente a questões financeiras, o prefeito tem demonstrado empenho e compromisso com a população de Itapaci. O gestor municipal tem realizado constantes atendimentos ao público e também viagens em busca de melhorias para o município, principalmente com destinos a Goiânia e Brasília; em busca de parcerias, convênios e emendas parlamentares.
Jornal Diário do Norte – O senhor foi eleito com o discurso de mudar a história de Itapaci. Passado o primeiro ano de gestão, o senhor acredita que isso será mesmo possível?
Mário Macaco – Só nós que estamos aqui, sabemos das dificuldades encontradas. Foi um ano bastante difícil, mas trabalhamos muito e graças às parcerias firmadas, conseguimos fazer muitos investimentos. Fizemos investimentos em Itapaci que há 15 anos não eram feitos.
DN – O que a comunidade pode esperar para 2018?
Mário – E acredito que esse ano será muito melhor, uma vez que já estamos mais bem organizados e estamos trabalhando para equilibrar as finanças da prefeitura. Estou muito animado. 2018 será um ano que vai ficar na história do município. Hoje mesmo, entregamos e assinamos convênios de mais de seis milhões de reais. É um volume de recursos que vai dar um salto na melhoria da malha viária, habitação, educação e saneamento.
DN – Durante a campanha, uma das áreas que mais recebeu atenção foi a saúde. O que foi feito para melhorar a oferta de serviços para a população?
Mário – A saúde avançou em todos os sentidos. Quando eu assumi, o hospital estava fechado. Os postos estavam todos fechados e não tínhamos nenhum tipo de médico. Aqui estava há quatro anos que não nascia ninguém da cidade. Ao assumirmos a prefeitura, reestruturamos o hospital e fizemos investimentos de mais de cinco milhões de reais. Hoje nós temos 13 médicos que atendem na saúde e todos os postos têm médicos. Temos farmácia e remédios. Fizemos investimentos em equipamentos e construímos dois centros cirúrgicos, além de oferecer vários serviços de especialização como ortopedia, cardiologia e pediatria. Para esse ano, com a reforma geral do hospital e a entrega de três UBS todas equipadas, tenho a certeza que a saúde vai melhorar ainda mais.
DN – O que representa a parceria com Governo do para a execução de todas essas obras e benefícios?
Mário – Tudo o que foi feito aqui no município só foi possível graças à parceria com o Governo do Estado. Os municípios não têm capacidade financeira para fazer investimentos e Itapaci está entre eles. O que realizamos aqui no ano de 2017 foi graças à parceria com o Governo do Estado
DN – Para o produtor rural, o que a gestão do senhor apresentou neste período ?
Mário – O homem do campo tem tido uma atenção especial em nossa gestão. À medida do possível estamos mantendo uma agenda de trabalho com patrolamento e encascalhamento das estradas vicinais, além de recuperar pontes e construir bueiros e mata-burros.
DN – Um dos principais gargalos das pequenas prefeituras diz respeito à infraestrutura, em especial de ruas e avenidas. Como está a malha asfáltica da cidade?
Mário – Este é um grande desafio que temos pela frente. Temos o compromisso de pavimentar todas as ruas da cidade que ainda não contam com esse beneficio. E já iniciamos esse trabalho. Bairros e avenidas da cidade estão sendo pavimentados e as operações tapa-buracos são um serviço constante. Já para esse ano, queremos executar quase em sua totalidade o trabalho de pavimentação dos bairros que ainda não contam com asfalto.
DN – Falando um pouco de política, Itapaci é uma cidade estratégica para a região. Não está na hora de eleger um deputado?
Mário – Olha, eu acho que Itapaci não tem tempo para entrar em aventura eleitoral. Nós temos que ter responsabilidade com quem tem compromisso com a cidade. Esse nome pode surgir em outra oportunidade, quando tivermos um nome com esse perfil.
DN – As pesquisas que foram divulgadas até o momento mostram que José Eliton está atrás do primeiro colocado. Fazer o que para mudar esse cenário?
Mário – Isso é só questão de tempo. O povo de Goiás não tem interesse de voltar ao passado. O passado não traz boa recordação para ninguém. Temos um estado moderno e competitivo e que é o orgulho para todo o País.
Luiz Teixeira Chaves prevê o caos
As explicações para a derrota em Porangatu
‘O PT terá candidato próprio na sucessão de 2014’
Já falei com o Marconi para mudar o hospital
‘O PSD é um instrumento acéfalo e pragmático, uma sublegenda’
Vitória depois de uma campanha franciscana
Vitória depois de uma campanha franciscana
Balanço positivo das eleições municipais 2016
Trabalho para sair da crise
Trabalho para sair da crise