Publicado em 07 Outubro 2007
Da Redação
divulgação

Vanuza Valadares também se sente responsável pelo compromisso assumido pelo governador Alcides em construir um hospital regional no Norte do Estado
O primeiro requerimento apresentado pela deputada estadual Vanuza Valadares ainda no mês de fevereiro foi pedindo o Hospital Regional para a região Norte. Vanuza entende que cumpriu o que prometeu, pois falou que iria trabalhar para sensibilizar os diversos agentes políticos para que a saúde no Norte goiano ficasse acima de qualquer questão partidária.
Como parlamentar, Vanuza sabe que não poderia construir um hospital, pois com está previsto em lei, a construção de obras públicas só é possível com o empenho do Poder Executivo, ou seja, prefeito e governador. E ela conseguiu! Na semana passa o governador do Estado recebeu prefeitos do Norte com o objetivo de tornar público este compromisso. O hospital será construído na cidade de Uruaçu, onde já existe infra-estrutura que poderá ser aproveitada.
"Sabia que iria conseguir, pois sempre acreditei que nada supera o trabalho. E trabalhei muito para cumprir meu papel de parlamentar que é o de fazer articulações em prol da população que representa" disse Vanuza Valadares. A deputada elogiou a disposição da prefeita Marisa de Uruaçu em garantir que as verbas federais implementassem este sonho. "A Marisa deve ser um exemplo para todos os que trabalham ou sonham em desempenhar uma função pública, gostaria que isso acontecesse também em Porangatu", revelou a deputada.
A saúde pública parece estar envolta em uma infinidade de problemas, qual a solução que a senhora visualiza?
Vanuza Valadares – Para garantir a boa qualidade na saúde pública é preciso atuar em diversas frentes. Na infra-estrutura, com a construção de hospitais, centros de atendimentos médicos; também com a compra de unidades móveis de atendimento e ambulâncias. Igualmente é essencial investir em educação, as pessoas precisam estar bem informadas sobre o que transmite doença e quais são os hábitos saudáveis para garantir a saúde.
Como presidente da Comissão de Meio Ambiente o que a senhora pode contribuir para a saúde?
Vanuza – Meio ambiente e saúde têm tudo a ver. Quando promovo audiência pública sobre os efeitos das queimadas em Goiás e a realidade das nascentes, por exemplo, estou cobrando das autoridades o controle pela qualidade da água e do ar. Quando reivindico que todas as pessoas devem ter infra-estrutura básica como asfalto, energia elétrica, água tratada e esgoto, é porque isso é essencial para a saúde do ser humano. Por exemplo, a poeira incomoda muito e além de sujar tudo em casa, provoca doenças respiratórias, e as maiores vítimas são as crianças e idosos.
Por que ainda muitas cidades não têm uma rede de esgoto satisfatória?
Vanuza – Percebi que muitos políticos pensam que o ideal é investir no que o povo vê. É tudo baseado na lógica do voto. E como a rede de esgoto ninguém vê, eles não têm isso como prioridade. Isso é um erro porque a população adoece, os hospitais ficam lotados e daí é um sofrimento sem fim.
MUITOS POLÍTICOS AINDA PENSAM QUE O IDEAL É INVESTIR NO QUE O POVO VÊ. E REDE DE ESGOTO NINGUÉM VÊ. É UM EQUÍVOCO.
Então o esgoto deveria ser feito antes mesmo dos hospitais?
Vanuza – O hospital já devia existir há muito tempo! Quem mora no Norte goiano sofre muito com a falta de atendimento médico. Este é um passo importante e estou muito feliz. Vou continuar cobrando o que faltar, fui eleita para isso, para ser a voz do povo.
As pessoas entendem que o deputado está lá para cobrar ações do governador e dos prefeitos?
Vanuza – Acredito que as pessoas estão se envolvendo mais com política e se informando melhor a cada dia, isso ajuda a entender as funções de cada agente político. Governador e prefeito têm que fazer, por isso se chama Poder Executivo. Eles têm que executar políticas e fazer obras. Deputado e vereador compõem o Poder Legislativo, temos a obrigação de fazer leis e fiscalizar o Executivo.
MEIO AMBIENTE E SAÚDE TÊM TUDO A VER. POR ISSO, INVISTO EM AÇÕES QUE ESTIMULAM O RESPEITO À NATUREZA.
De quem é o ônus e o mérito da saúde pública?
Vanuza – Todo mundo tem responsabilidade sobre a saúde pública neste País. Quando falo isso, é para dizer que é todo mundo mesmo. Quando temos bons hábitos de não sujar o ambiente em que vivemos, de eleger representantes compromissados com a população e fiscalizarmos o que eles estão fazendo, contribuímos muito para que tudo melhore. Acredito que nossas atitudes, como seres humanos, devem se reger sob a lei de Deus. Como agentes políticos também devemos cumprir o que está estabelecido na lei dos homens. Na Constituição Federal, chamada de lei maior, está escrito que são Direitos Sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados. Estarei trabalhando para que tudo isso seja respeitado aqui em Goiás.