Publicado em 24 Abril 2017
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, recebeu esta semana, em seu gabinete, a equipe do Jornal Diário de Norte para relatar com exclusividade um balanço sobre os 100 primeiros dias à frente da Prefeitura. Ele também disse sobre os projetos audaciosos que já começa a executar para ver o município em ascensão, destacando que pretende "trabalhar 8 anos em 4". Renato foi incisivo em destacar que nos primeiros meses deu destaque a uma área relevante. "Todo governo que se preze coloca a saúde como prioridade absoluta", reforçou. Mas o prefeito fez questão de mostrar números positivos em outras pastas como educação, infraestrutura, promoção social, meio ambiente e finanças. O chefe do Executivo mostrou ainda que compromissos de campanha já foram resgatados, como a redução de impostos.
Diário do Norte – Quais as principais ações nesses 100 primeiros dias de gestão?
Renato de Castro – Todo início de gestão apresenta dificuldades, principalmente com demandas deixadas pelos gestores antigos e também porque sou prefeito pela primeira vez. No meu caso peguei a folha de pagamento dos servidores atrasada e ainda com uma queda na arrecadação. Além disso, tive que montar minha equipe de governo para depois começar a trabalhar. Com a casa em ordem, cortamos gastos e começamos a colocar em prática o plano de governo, que foi assumido com a população no período da campanha. Como todo governo que se preze, a saúde é prioridade absoluta e foi onde iniciamos os trabalhos. A Farmácia Municipal voltou a funcionar, melhoramos a estrutura física do local que agora atende com qualidade cerca de 130 pessoas por dia. Para isso, investimentos R$ 700 mil na compra de medicamentos e insumos, que abastecem a central, além das farmácias das unidades de atenção básica. O Hospital Municipal também recebeu reparos, medicamentos, a contratação de mais profissionais da saúde e o conserto e aquisição de novos aparelhos. Lançamos mutirões de combate à dengue e conseguimos diminuir os índices da doença na cidade. Também fizemos a festa do carnaval, que foi um sucesso absoluto e considerado o mais animado da história da cidade, com a presença de cantores renomados. O evento fomentou ainda o comércio local. Desde o dia 2 de janeiro temos máquinas nas ruas de Goianésia, com frentes de trabalho com tapa-buracos, revitalização de praças e jardins, roçagem, mutirão de limpeza, entre vários outros serviços de melhorias na infraestrutura da cidade.
DN – De que maneira o senhor pretende resgatar todo plano de governo?
Renato – Nesta semana iniciamos a campanha do IPTU com 40% de desconto. Uma das promessas era diminuir os impostos e estamos cumprindo. Para facilitar ainda mais, o contribuinte poderá dividir o IPTU em até 8 vezes, antes era apenas seis. Conseguimos lançar o REFIS, projeto que a população pode regularizar dívidas junto a fazenda pública municipal com descontos de até 99% em juros e multas ou parcelar o imposto irregular desde 2016. A próxima missão, dentro do plano de governo, é reformar todo o Hospital Municipal. Vou me reunir com o secretário de Saúde e o engenheiro, já temos a verba para as obras. Estamos em processo de transição para assumir a UPA, que estava no comando de OS. Assim, poderemos trabalhar melhor na unidade. Já conseguimos em Brasília verba para cobrir a feira do Nova Aurora, obra de quase 4 mil metros quadrados. Estamos na fase da elaboração do projeto, que fica pronto até o final deste mês. Em maio teremos a licitação e em junho conseguimos a ordem de serviço. Vamos viabilizar em seguida a construção da Praia do Cerrado aqui em Goianésia, também promessa de campanha. A prefeitura está empenhada no fortalecimento do curso de Medicina que está em funcionamento na cidade. Nós já doamos o terreno para que a Unirv construa o prédio para a faculdade de Medicina.
DN – A crise atingiu as prefeituras e em Goianésia não foi diferente. Muitos municípios não realizaram a festa do carnaval. Como foi possível realizar esse evento?
Renato – Sabendo disto, que cidades tradicionais não realizariam o carnaval, resolvemos fazer a festa. O evento foi um investimento, cujo objetivo era atrair o turista para Goianésia e deixar que eles gastassem aqui. A rede hoteleira ficou lotada, padarias, restaurantes, postos de gasolina, supermercados e o comércio em geral recebeu este retorno com a presença dos visitantes. As instituições ligadas aos comerciantes, como a CDL, reconheceram quão grandioso foi o carnaval para a cidade. Vamos investir neste turismo de eventos, que será um dos destaques de nosso governo, assim fomentaremos a economia durante todo o ano. O próximo evento será entre os dias 28 e 1º de maio, o 16º Encontro de Motociclistas, no final de semana prolongado. O objetivo é atrair os turistas nestas datas prolongadas, que eles podem ficar aqui vários dias e aproveitar o comércio local. Outra grande novidade, que relato com exclusividade, é sobre o Goianésia Mix Festival, que acontecerá no feriado do dia 7 de setembro, com músicas sertanejas, baianas, eletrônicas e outras. Já posso dizer que teremos a presença confirmada da dupla Jorge e Mateus, Zé Ricardo e Thiago e Bel Marques. Ressalto que tudo será gratuito, o público poderá participar sem pagar nada.
Luiz Teixeira Chaves prevê o caos
As explicações para a derrota em Porangatu
‘O PT terá candidato próprio na sucessão de 2014’
Já falei com o Marconi para mudar o hospital
‘O PSD é um instrumento acéfalo e pragmático, uma sublegenda’
Vitória depois de uma campanha franciscana
Vitória depois de uma campanha franciscana
Balanço positivo das eleições municipais 2016
Trabalho para sair da crise
Trabalho para sair da crise