*Publicidade

Home     Entrevistas
ronan batista

Apaixonado por obras

Prefeito de Niquelândia avisa que se depender dele a campanha será de alto nível e no seu palanque só haverá espaço para o debate e à propositura de ações em favor da comunidade


Publicado em 27 Julho 2008

João Carvalho e Érica Ferreira-Niquelândia

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

érica ferreira
Candidato à reeleição em Niquelândia, Ronan Batista promete uma campanha ‘limpa’, sem ataques e cheia de propostas para melhorar ainda mais, segundo ele, a qualidade de vida da população
Candidato à reeleição em Niquelândia, Ronan Batista promete uma campanha ‘limpa’, sem ataques e cheia de propostas para melhorar ainda mais, segundo ele, a qualidade de vida da população

Em meio ao corre-corre da administração de uma cidade ainda em processo de crescimento e construção,  o prefeito Ronan Batista, de Niquelândia, deu um tempo na sua agenda para falar com a reportagem do Diário do Norte. Em pouco mais de 30 minutos de gravação, ele repetiu a mesma frase por pelo menos três vezes: ‘sou um apaixonado por obras’, resumindo o seu sentimento e a necessidade da cidade por obras de infra-estrutura, além de ações pontuais em várias áreas. Ronan disse que se depender dele a campanha em Niquelândia este ano será de alto nível, sem ataques ou baixarias. Ele destaca que não se preocupa com as ações que pedem a impugnação do registro de sua candidatura, lembrando que não responde a nenhum processo criminal e que as suas contas foram aprovadas pela Câmara Municipal. Ronan que entrou na política como candidato a vice-prefeito, em 2004, hoje espera no seu palanque as presenças do governador Alcides Rodrigues, do senador Marconi Perillo e também do deputado federal Jovair Arantes.

Diário do Norte – Qual será o diferencial na campanha em Niquelândia, que o senhor conhece com profundidade, para quem quer vencer as eleições no dia 5 de outubro?
Ronan Batista – O diferencial é que a mentalidade da população de Niquelândia mudou nos últimos anos. Niquelândia não tem mais mentalidade de cidade pequena. O eleitor hoje não votará no candidato simplesmente porque este tomou um cafezinho ou deu um tapinha nas costas. As propostas vão pesar muito e terão que ser baseadas em obras já executadas. Nós precisamos de propostas realmente inteligentes e que garantam o desenvolvimento do nosso município. E o meu palanque vai estar cheio de propostas. No meu palanque não terá ofensas e muito menos xingamentos. Vamos ter muitas propostas para apresentar ao município. E a comunidade sabe que apesar das dificuldades que enfrentamos, nós fizemos muitas obras. E até o final do meu mandato eu quero completar 60 obras entregues. Sou apaixonado por construir e fazer o município desenvolver. E Niquelândia hoje precisa de homens com potencial para fazer crescer ainda mais. Precisa de homens com visão, uma vez que nosso município merece. Portanto, minha proposta é de promover o desenvolvimento do município.
 
DN – A campanha em Niquelândia se inicia com ações de impugnação entre os candidatos. Como é que vai terminar esse processo sucessório na cidade?
Ronan Batista – Espero que tenhamos uma campanha e um palanque cheio de propostas e novas idéias para promover o desenvolvimento do nosso município. Em relação à questão jurídica estou muito tranqüilo e tenho certeza absoluta de que a minha candidatura será homologada. Não tenho nenhum processo criminal contra mim. Estou confiante na minha eleição e na minha candidatura. Eu trabalhei para isso e tenho muitas propostas interessantes para a população de Niquelândia e vou me pautar numa campanha propositiva. A questão jurídica ficará a cargo dos advogados da campanha.
 
DN – Essa campanha é diferente da campanha de 2004. Não teremos shows e muito menos distribuição de brindes para os eleitores. O que é preciso fazer para conquistar a confiança do eleitor?
Ronan Batista – Na condição de prefeito, estou numa posição privilegiada. Tenho o que mostrar à população. Temos as obras realizadas nesse período em que estou à frente da prefeitura. Eu não terei que falar: vou fazer. Na verdade, eu vou mostrar o que já foi realizado. Esse é um diferencial importante na campanha. Nós temos realmente que ter propostas inteligentes. A população não vai mais acreditar em propostas infundadas. O eleitor vai apostar no candidato que realmente tem capacidade de fazer. E para fazer, é preciso ter capacidade de escolher as pessoas certas para comandar a prefeitura. É preciso idealismo. E é justamente esse idealismo o que me move. Enfrentar tudo que enfrentei, sem jamais desistir, me motiva ainda mais para continuar minha caminhada. Sei que tenho muito para retribuir à população de Niquelândia e o farei com prazer.
 
DN – O senhor é o candidato da base do governo do Estado. Quem virá no palanque do senhor em Niquelândia?
Ronan Batista – Espero no meu palanque o deputado federal Jovair Arantes (PTB). Também o governador Alcides Rodrigues, que é do PP, partido do meu candidato a vice-prefeito José Antônio; estará no meu palanque. Espero também o senador Marconi Perillo (PSDB), que é meu amigo particular. Ele me ligou e disse que estará no meu palanque aqui em Niquelândia. Eu agradeço muito o senador Marconi, meu amigo particular, que tem me ajudado muito e vai me ajudar ainda mais durante a campanha. Sou grato a ele por tudo que tem feito por mim. O Vilmar Rocha, também meu amigo particular, tem torcido por nós, mas, infelizmente, talvez pelo fato do partido dele ter um candidato aqui, ele não suba no nosso palanque nesta campanha. Mas só de torcer pelo nosso sucesso nas eleições, já será bom demais.

 DN – Em praticamente todas as cidades do Estado a campanha parece que ainda não começou. Aqui em Niquelândia quando efetivamente a campanha vai tomar as ruas?
Ronan Batista – Eu sou inexperiente em relação a campanha. Como candidato a vice (em 2004), não participei das decisões de bastidores sobre início de campanha. Mas estou achando bom, mesmo que não tenha efetivamente iniciado a campanha, que o meu tempo esteja todo tomado. Tenho feito visitas, conversado com as pessoas e tudo isso sem comprometer o meu trabalho de prefeito. As obras e as ações na prefeitura não param. Eu sou apaixonado por construção. Acho que não sou realmente um grande político. Mas sou apaixonado por obras, por construir e por trabalhar pelo município. E é isso que eu quero. Estou envolvido uma média de 20 horas por dia com o trabalho. Dez horas eu dedico à administração da prefeitura. E isso não vai mudar. Eu não consigo me desligar da administração e das minhas obras. Cada tijolo que vai ser assentado neste resto de ano vai ter o olhar do Ronan e se estiver errado eu mando retirar e fazer de novo.  

DN – Qual será o eixo da plataforma de propostas do senhor para essa campanha?
Ronan Batista – Estamos elaborando um plano de governo. Quero realizar uma administração participativa. Diante das receitas disponíveis, eu estarei me reunindo com a comunidade de cada setor da cidade para discutir qual o melhor investimento. Quem vai decidir a melhor obra e a melhor benfeitoria será a própria comunidade. A população será convidada a administrar junto comigo. Faremos uma gestão técnica e com visão empresarial.
 
DN – Com relação à saúde, quais são os projetos para um eventual segundo mandato?
Ronan Batista – No próximo mês vamos iniciar a reforma do hospital municipal, onde daremos melhores condições de atendimento. Temos um quadro de profissionais médicos bons, mas precisamos ampliar. Temos concluídas 40% das obras do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Essa obra será concluída em breve. É importante ressaltar que vamos construir centros de saúde mais estruturados, que são os PSFs. Consequentemente vamos tirar a concentração de pacientes do hospital municipal. O hospital municipal será de emergência e urgência. E hoje já temos PSF na Vila Mutirão, no Jardim Atlântico e vamos iniciar a construção na Santa Efigênia, além de outros três com estrutura médica de qualidade. Nós queremos descentralizar esse atendimento de saúde, desconcentrando o atendimento no hospital municipal da cidade.
 
DN – Nessa reforma vai estar incluída uma UTI?
Ronan Batista – Em relação a à UTI, nós estamos realizando um estudo sobre a necessidade desse tipo de investimento. E isso demanda uma série de detalhes que devem ser definidos antes de decidirmos pela montagem de uma UTI. Mas o atendimento vai melhorar com a reforma de toda a unidade de saúde.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte