Publicado em 23 Novembro 2009
João Carvalho
O início do ano de 2009 foi ruim. Mas, paulatinamente, as receitas dos municípios estão se recuperando. E, em outubro, já voltou aos patamares do mesmo mês de 2008. A informação é do prefeito de Goianésia, Gilberto Naves (PMDB), que prevê um 2010 de recuperação e de muitos investimentos. Segundo o prefeito, em Goianésia muitas promessas já foram resgatadas e outras estão encaminhadas, como a doação de notebooks para todos os professores da rede municipal de ensino, que deve ser feita no mês de dezembro.
Diário do Norte – A crise passou? O senhor diria que os prefeito podem se preparar para fazer investimentos no próximo ano?
Gilberto Naves – O início do ano foi de crise e eu diria que quase traumática para todas as administrações do Estado de Goiás. Nós sofremos esse impacto com a redução drástica das receitas e o aumento das despesas, com demandas por reajustes de salários e de obras e serviços. E nós tivemos nos dois primeiros meses do ano o pior momento da economia nacional. E de março para cá, tem havido uma ligeira recuperação e podemos constatar que outubro teve desempenho igual a outubro de 2008. Com essa tendência de melhoria, é muito provável que nós vamos chegar em dezembro com os mesmos patamares de 2008. Isso nos garante que 2010 será um ano promissor para as administrações municipais. Essa é a expectativa que se cria no momento.
DN – Em 2010 teremos mais obras e investimentos nos municípios?
Gilberto – Essa é a expectativa de todos nós. E expectativa alicerçada em indicadores divulgados tanto pela imprensa nacional, pela equipe econômica do governo federal, como também pelo dia a dia que a gente percebe melhorias no comércio, na produção industrial e na construção civil. Tudo isso indica que a economia está se recuperando bem.
DN – E qual a expectativa para Goianésia?
Gilberto – A expectativa é muito boa. Estamos finalizando agora obras importantes na área da saúde. Tivemos na infraestrutura o programa de recapeamento de ruas, que foi muito importante. Na área ambiental nós investimos na construção de uma nova trincheira para o tratamento do lixo recolhido, com capacidade para mais de dois anos. E tivemos ainda muitos outros serviços na área da educação, com ampliação na rede física, como também no aumento de salário dos professores, compra de equipamentos, dentre eles os computadores (notebooks) e muitas obras também no setor urbano. Estamos fechando o ano com saldo positivo. Muitos compromissos nós já fechamos este ano e a expectativa para 2010 é a melhor possível.
Luiz Teixeira Chaves prevê o caos
As explicações para a derrota em Porangatu
‘O PT terá candidato próprio na sucessão de 2014’
Já falei com o Marconi para mudar o hospital
‘O PSD é um instrumento acéfalo e pragmático, uma sublegenda’
Vitória depois de uma campanha franciscana
Vitória depois de uma campanha franciscana
Balanço positivo das eleições municipais 2016
Trabalho para sair da crise
Trabalho para sair da crise