*Publicidade

Home     Notícias
ALTO HORIZONTE

TSE mantém Waltemy na prefeitura

Hernandes da Silva chegou a ser diplomado mas não assumiu. População da cidade vive clima de indecisão


Publicado em 16 Março 2013

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

 

A semana que passou foi muito conturbada em Alto Horizonte diante da possibilidade de alternância no comando do Poder Executivo da cidade de 5,5 mil habitantes, por força de decisões distintas tomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Goiânia; e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Tudo começou ainda na quinta-feira (7), em Goiânia, quando o TRE determinou que Hernandes Maurício da Silva (PMDB) e José Antonio Vieira (PDT) fossem diplomados nos cargos de prefeito e vice-prefeito do município, sob o entendimento de que ambos compuseram a única chapa que disputou a eleição de 2012 com registro deferido (validado) pelo juiz Murilo Vieira de Faria, da 50ª Zona Eleitoral de Uruaçu. Na segunda-feira (11) - atendendo o que fora determinado pelo TRE - o magistrado cumpriu o ato de diplomação de ambos na recepção do Cartório Eleitoral de Uruaçu. Por volta das 19 horas da terça-feira (12) - quando tudo se encaminhava para que Hernandes fosse empossado no cargo pela Câmara Municipal - o TSE concedeu liminar ao presidente do Legislativo, Waltemy Braz Gomides (PSDB), para ele continuar no cargo de prefeito de forma interina. Naquela mesma noite - quando a reportagem do DN chegou à cidade para o evento no Legislativo - rojões ecoavam pelo céu da cidade para marcar a permanência de Waltemy à frente da prefeitura. Pequenas aglomerações se formaram em alguns pontos com jovens dançando diante de carros de som automotivo, "comemorando" a derrocada da posse do peemedebista. A Polícia Militar (PM) reforçou o esquema de segurança na cidade, colocando mais viaturas em patrulhamento, para evitar qualquer distúrbio entre os grupos políticos que rivalizam o poder na cidade. 

Na quarta-feira (13), dada a decisão tomada em Brasília, o juiz de Uruaçu expediu documento em que tornou nula a diplomação de Hernandes e José Antonio. A decisão em favor de Waltemy, ainda que em caráter provisório, foi tomada pela ministra do TSE, Laurita Vaz. A ela caberá decidir o futuro político da cidade, uma vez que é a relatora do Recurso Especial impetrado por Oildo Silveira (PP) para ter seu registro de candidatura deferido e, dessa forma, ser declarado o vencedor das eleições 2012 na cidade. 

Oildo obteve 52% dos votos - a maioria -  mas seus escrutínios permanecem contabilizados como nulos já que o ex-gestor administrativo da Prefeitura de Alto Horizonte disputou o pleito amparado por inúmeros recursos. Em caso de derrota no Oildo junto ao TSE - cujo recurso ainda não havia sido julgado até o início da noite da sexta-feira (12) - a tendência é a realização de uma nova eleição da cidade. Hernandes, que invocou tese de candidatura única, obteve 46% dos votos. 

Caso se confirme uma decisão que determina nova eleição em Alto Horizonte, os prováveis candidatos na eventual eleição suplementar são o próprio Hernandes e Waltemy, diante da inegável constatação de que o prefeito interino ganhou notoriedade e visibilidade dentro do grupo político de Borges no exercício provisório do cargo.

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2026 - Jornal Diário do Norte