*Publicidade

Home     Notícias
NIQUELÂNDIA

Ronan inaugura o Cine Teatro

Evento foi prestigiado pelos senadores Marconi, Lúcia Vânia, o deputado Jovair Arantes e outras autoridades


Publicado em 07 Julho 2009

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

euclides oliveira

Projetado para acomodar 314 pessoas sentadas, com local específico para seis espectadores em cadeiras de rodas e piso com sinalização em braile (para facilitar a locomoção dos portadores de deficiência visual), o Centro de Convenções e Cultura Paulo Rocha (Cine Teatro) foi inaugurado com grande pompa e circunstância na noite da última sexta-feira (3), em Niquelândia. Trata-se, em linhas gerais, da mais importante obra da administração do prefeito Ronan Rosa Batista (PTB), até o presente momento. Para breve efeito de comparação, o local nada deixa a desejar se comparado com teatros de ricas cidades do interior de São Paulo com população igual ou superior a 150 mil habitantes.
Os números do Cine Teatro de Niquelândia são impressionantes: conta com palco de 13,3 metros de comprimento por 7,4 metros de largura (com 1,13 metro de altura em relação à platéia) e 5,5 metros de altura (profundidade), do chão até o teto. Fora isso, a obra física em si é também gigantesca: são 736 metros quadrados de área construída, num terreno de 2,5 mil metros quadrados. Para tanto, foi necessário investimento superior a R$ 1 milhão.
 Desse valor, R$ 935 mil foram conseguidos através de uma emenda do deputado federal Jovair Arantes (PTB) junto ao Ministério do Turismo, em Brasília. Jovair, que se fez presente ao evento de inauguração, mostrou-se bastante satisfeito com o esmero, os detalhes e a dedicação de Ronan Batista para que a obra pudesse ostentar seus definitivos contornos. "Para a minha felicidade e para a felicidade do povo de Niquelândia, presenciamos essa belíssima inauguração. O prefeito Ronan também entra na história da cidade como um homem público que pensa também na cultura, que pensa também em seus cidadãos", discursou Jovair.
Além da verba conseguida pelo deputado, a Prefeitura de Niquelândia ofertou todas as contrapartidas necessárias para a compra das vistosas poltronas vermelhas, das cortinas com fino acabamento, acomodações dos camarins, cochias, bilheteria, equipamentos de projeção, de iluminação e administração do local. Sistema de ar condicionado e sonorização de última geração completam o pacote de "acessórios de série" do Cine Teatro.
LIDERANÇAS elogiam RONAN
Depois de passar a tarde toda em Uruaçu, onde recebeu diversas homenagens, o senador e vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB), esteve em Niquelândia para prestigiar a inauguração do Cine Teatro. Acompanhado dos deputados federais Carlos Alberto Leréia, Raquel Teixeira e da senadora Lúcia Vânia (os três do PSDB) o senador chegou por volta das 21h30 ao município. O governador Alcides Rodrigues (PP) esteve representado na inauguração do Cine Teatro pelo secretário estadual de Planejamento, Oton Nascimento.
"Essa obra, que impressiona todos nós, é fruto da inteligência de um homem que, mesmo em um período de crise, soube interpretar os anseios de seu povo, buscando parcerias com os políticos e com a iniciativa privada, resgatando a cultura da nossa gente", comentou Lúcia Vânia, referindo-se a Ronan. Na sequência, Marconi discursou por aproximadamente 20 minutos, quando enalteceu a garra e a determinação do prefeito de Niquelândia para superar as inúmeras adversidades que enfrentou por ocasião de seu conturbado primeiro mandato.

APOIO IRRESTRITO
"Meu amigo Ronan, tenho orgulho de ter ficado ao seu lado, nos momentos bons, mas, principalmente, nas suas horas difíceis. Hoje, você colhe os frutos da sua perseverança, da sua insistência. Em muitas vezes, conversando com o Jovair, lembrei-me de seu sofrimento, de seu calvário. Você enfrentou tudo isso, mas não se transformou numa pessoa amarga ou arrogante. Você cresceu, venceu, continua vencendo e lutando, como o homem humilde que sempre foi, desde o tempo em que era caminhoneiro, graças ao seu amor pelo povo de Niquelândia", discursou Marconi, sendo bastante aplaudido.
Vilmar Rocha e sua irmã Lucíula da Silva Rocha marcaram presença na inauguração por uma razão muito especial: são filhos do falecido casal Jandira Camelo e Paulo Rocha (que empresta seu nome para o Instituto Paulo Rocha e agora também denomina o Cine Teatro).
"Sempre digo que a maior obra que ainda precisamos implantar em Niquelândia é a melhor exploração da nossa vocação turística. E hoje, com a inauguração desse Cine Teatro, conseguimos um espaço diferenciado, em Goiás e no Brasil, na área cultural. Quem acreditou, votando em mim nas últimas eleições, me deu essa responsabilidade. Ainda vai acontecer muita coisa boa, para o nosso povo, para a nossa gente. Tanto o senador Marconi, um baluarte da política nacional, como o deputado Jovair, sempre estiveram ao meu lado. Niquelândia viveu dois momentos distintos: antes de Marconi e pós-Marconi, que  é um amigo meu e de Niquelândia, graças a sua ligação direta conosco e sua preocupação com a nossa cidade", retribuiu o prefeito Ronan Batista.

MAIS SOBRE A OBRA
As obras do Centro de Convenções e Cultura Paulo Rocha levaram um ano e dois meses para serem concluídas num terreno montanhoso da área central da cidade, na esquina da Rua da Cruz com a Avenida Getúlio Vargas. Uma enorme pedra defronte à porta principal de entrada do Cine Teatro foi completamente restaurada. Fora isso, a área no entorno do espaço cultural recebeu bancos de jardim, grades de segurança, escada com corrimão prateado, piso apropriado e tratamento paisagístico de primeira qualidade. Duas praças próximas à obra também foram revitalizadas.
As pedras em formato de hexágono das ruas laterais ao Cine Teatro foram retiradas e novamente assentadas no solo, após a recuperação das vias públicas. Isso evitou a pavimentação das áreas com massa asfáltica, preservando parte da história de Niquelândia. As paredes laterais, pintadas em vistoso tom verde, receberam grandes painéis que ilustram os principais pontos turísticos e atrações culturais de Niquelândia (Cachoeira do Pai Chico, Praça da Bíblia, Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém), Povoado de Tupiraçaba/Traíras, Lago Azul, Lago Serra da Mesa e as Congadas de Santa Efigênia). Antes de serem ampliadas, as imagens foram cuidadosamente registradas pelo fotógrafo Carlos Faustino, o popular Carlos Português. Ele integra a equipe da Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Niquelândia, atualmente comandada pelo radialista Gilmar Alves. Mais uma vez, Gilmar demonstrou todo o seu talento na apresentação do cerimonial de eventos de tamanha magnitude.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2026 - Jornal Diário do Norte