Publicado em 03 Junho 2025
Juvenal Junior
Tem um ditado popular que diz “não cutuque a onça com vara curta”, ou seja, na prática, significa dizer que não se deve provocar ou mexer com alguém mais poderoso ou mais forte sem estar preparado para as consequências. É uma metáfora que alerta sobre a importância de não se meter em problemas desnecessários, especialmente quando se enfrenta alguém que ocupa um posto maior, neste caso, um político eleito pelo povo.
Ao anunciar o professor Fernando Pires para ocupar a Coordenação Regional de Educação de Itapaci, o prefeito Dr. Fábio Oliveira (MDB), mandou um recado para aqueles acham que ainda têm alguma influência na cidade.
Nas últimas semanas, circulou muito nos bastidores da política Itapacina que o atual prefeito não tinha força ou poder para interferir na indicação de um novo Coordenador da Educação, um cargo de confiança e que desperta o interesse de diferentes grupos políticos. Sabiamente, Dr. Fábio faz de tudo para não entrar numa briga ou picuinhas de botequim, entretanto, bastou uma reunião entre o prefeito e o governador Ronaldo Caiado, recentemente para uma mudança na Coordenação Regional de Educação de Itapaci.
Educador por excelência, Fernando Pires já esteve à frente da direção da Escola Municipal Leôncio José de Santana e atuou como Assessor Pedagógico em mais de uma gestão, o que prova seu compromisso com a educação. Atualmente, ele ocupava o posto de Secretário Municipal de Educação. Sua experiência técnica, somada ao bom trânsito interno, o coloca como um nome coerente para lidar com uma das pastas mais visíveis da gestão — justamente no momento em que a Educação busca dar um salto de qualidade.
Por outro lado, a confirmação da indicação do novo Coordenador Regional da Educação, algo que parecia utopia para alguns ex-caciques da política de Itapaci, saiu como um tiro pela culatra. Quem apostava que o prefeito Dr. Fábio não tinha esse poder, acabou dando com o burro na água e, agora terá que colocar o rabinho entre as pernas e sair caladinho. E fica um recado aos desaviados, melhor tirar o cavalinho da chuva ao acreditar que poderá ter alguma influência na política local. O homem já mostrou a que veio.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto