Publicado em 29 Outubro 2025
Da Redação
Com um investimento de R$ 7,7 milhões, a Lundin Mining Brasil vai contribuir para a recuperação de uma área superior a 70 hectares de Cerrado, impulsionando a recomposição da vegetação nativa. A iniciativa integra o “Junto pelo Araguaia”, um dos maiores programas de restauração ambiental em andamento em Goiás, voltado à recuperação de áreas degradadas e à proteção de recursos hídricos estratégicos.
A empresa, com o intuito de participar ativamente da preservação do rio — um dos principais da Bacia Tocantins-Araguaia —, escolheu integrar o programa que une esforços coletivos para proteger ecossistemas e recursos hídricos. No dia 8 de outubro foi realizada a cerimônia que anunciou a participação da Lundin Mining Brasil no projeto, uma ação integrada com o Instituto Espinhaço, Governo do Estado de Goiás e municípios de Montes Claros de Goiás, Diorama e Iporá.
“A Lundin Mining Brasil acredita que sustentabilidade se constrói com ações concretas. Ao apoiar o Juntos pelo Araguaia, reafirmamos nosso compromisso com a preservação dos recursos naturais e com o desenvolvimento das comunidades vizinhas. Cuidar do Cerrado é cuidar do futuro de todos nós”, afirmou Marcos Lewin, diretor de Sustentabilidade e Projetos da companhia.
Nos próximos três anos, os recursos serão aplicados em ações de restauração florestal, cercamento de áreas de proteção permanente, produção e plantio de mudas nativas, educação ambiental e monitoramento ecológico contínuo, explicou o diretor.
Fortalecimento do território
A conservação do Araguaia é estratégica para o abastecimento de água, a manutenção da biodiversidade e a subsistência de milhares de famílias que dependem do rio para pesca artesanal, agricultura familiar e turismo ecológico. Além da recuperação ambiental, a iniciativa prevê mobilização social, engajamento de lideranças locais e fortalecimento da governança territorial.
“Essa parceria entre a Lundin Mining, o Governo de Goiás e o Instituto Espinhaço é um exemplo de como o diálogo entre o setor público e o privado pode gerar impactos positivos duradouros. Quando unimos forças em prol da restauração ambiental, ampliamos nossa capacidade de proteger os recursos naturais e promover o desenvolvimento sustentável no território”, destacou Luciano Santos, diretor de Relações Institucionais da Lundin Mining Brasil.
O apoio ao Juntos pelo Araguaia está alinhado à estratégia ESG da Companhia, em especial aos pilares de Boa Governança, Gestão Ambiental e Comunidades Prósperas, que unem crescimento econômico, preservação dos recursos naturais e fortalecimento das comunidades locais.
Sobre a Lundin Mining Brasil
A Lundin Mining Brasil é uma subsidiária da multinacional canadense Lundin Mining Corporation, dedicada à produção de metais base. Operando a mina de Chapada, no município de Alto Horizonte, em Goiás, a empresa é uma das maiores produtoras de concentrado de cobre do Brasil. Comprometida com a mineração responsável, a Lundin Mining Brasil adota as melhores práticas de segurança, gestão ambiental e desenvolvimento social nas comunidades onde atua. A companhia investe continuamente em tecnologia e inovação para garantir operações eficientes, seguras e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto