Publicado em 30 Setembro 2024
Da Redação
O juiz Cristian Assis, da comarca de Rialma, manteve o afastamento do vereador Edson Egídio dos Santos de Rianápolis, o Edinho, do cargo após possíveis irregularidades cometidas enquanto presidiu a Associação Rianapolina de Proteção dos Animais (ARPA).
O afastamento foi aprovado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Rianápolis realizada no mês de setembro, sendo o período estipulado de 30 dias, devendo o parlamentar ficar afastado de suas funções. O vereador entrou com ação pleiteando liminar para que continuasse no cargo e a receber o salário sob alegação que a cassação do mandato de vereadores, pelo legislativo rianapolino requer quórum qualificado para que as referidas deliberações sejam validadas.
“No caso em apreço, houve a emissão de 04 (quatro) votos favoráveis à aprovação da minuta do Decreto Legislativo de nº 001/2024 que, consequentemente, instituiu a suspensão do mandato, como também de 04 (quatro) votos contrários, o que levou a um absurdo desempate por parte do próprio presidente da casa”, frisou.
Ele reforçou, ainda, que o artigo 44, § 2º, da Lei Orgânica do Município de Rianápolis, estabelece que as questões desta natureza devem ser decididas por maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, bem como, que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Rianápolis, no caput de seu artigo 223, também reforça a necessidade da observância do quórum de maioria absoluta para deliberações desse tipo.
Contudo, o magistrado considerou que “sobre a obediência (ou não) das formalidades legais quanto a imposição de penalidades que envolvem a cassação de mandato de vereadores, não cabe ao Poder Judiciário”. Segundo ele, a apreciação das normas regimentais da Casa Legislativa é vedada ao poder judiciário, sob pena de desrespeito à separação de poderes por intromissão política do Judiciário no Legislativo.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto