*Publicidade

Home     Notícias
FORA POR 30 DIAS

Justiça mantém afastamento de vereador de Rianápolis

Juiz de Rialma confirmou decisão da Câmara Municipal que afastou parlamentar por 30 dias


Publicado em 30 Setembro 2024

Da Redação

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

O juiz Cristian Assis, da comarca de Rialma, manteve o afastamento do vereador Edson Egídio dos Santos de Rianápolis, o Edinho, do cargo após possíveis irregularidades cometidas enquanto presidiu a Associação Rianapolina de Proteção dos Animais (ARPA). 

O afastamento foi aprovado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Rianápolis realizada no mês de setembro, sendo o período estipulado de 30 dias, devendo o parlamentar ficar afastado de suas funções. O vereador entrou com ação pleiteando liminar para que continuasse no cargo e a receber o salário sob alegação que a cassação do mandato de vereadores, pelo legislativo rianapolino requer quórum qualificado para que as referidas deliberações sejam validadas. 

“No caso em apreço, houve a emissão de 04 (quatro) votos favoráveis à aprovação da minuta do Decreto Legislativo de nº 001/2024 que, consequentemente, instituiu a suspensão do mandato, como também de 04 (quatro) votos contrários, o que levou a um absurdo desempate por parte do próprio presidente da casa”, frisou.

Ele reforçou, ainda, que o artigo 44, § 2º, da Lei Orgânica do Município de Rianápolis, estabelece que as questões desta natureza devem ser decididas por maioria absoluta dos membros da Câmara Municipal, bem como, que o Regimento Interno da Câmara Municipal de Rianápolis, no caput de seu artigo 223, também reforça a necessidade da observância do quórum de maioria absoluta para deliberações desse tipo.

Contudo, o magistrado considerou que “sobre a obediência (ou não) das formalidades legais quanto a imposição de penalidades que envolvem a cassação de mandato de vereadores, não cabe ao Poder Judiciário”. Segundo ele, a apreciação das normas regimentais da Casa Legislativa é vedada ao poder judiciário, sob pena de desrespeito à separação de poderes por intromissão política do Judiciário no Legislativo.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte