Publicado em 13 Agosto 2024
Juvenal Junior
Há dois dias para o início da campanha eleitoral que vai escolher o próximo prefeito de Itapaci, o médico Dr. Fábio Oliveira (MDB) lidera com larga vantagem em mais uma rodada de pesquisa, divulgada nesta terça-feira (13). De acordo com o levantamento, Dr. Fábio, que é o atual vice-prefeito, tem 52,14% das intenções de votos na pesquisa espontânea.
O segundo colocado, o ex-prefeito Adedi Santana, aparece com 16,90%. O atual prefeito, Mário Macaco, que não pode mais disputar as eleições, vem logo atrás com 1,67%. Carlos Buiu tem 1,43% e Rogerio Toureiro com 0,71%. Os que declararam não saber em quem votar somaram 22,14% e os que não votariam em ninguém foi de 5,0%.
Contando com o apoio das principais lideranças políticas locais e do Estado, o emedebista também lidera a corrida sucessória no cenário estimulado da pesquisa – que apresenta o nome dos candidatos. Dr. Fábio tem 63,10%, contra 17,38% de Adedi Santana. Os eleitores que não souberam responder somam 14,05% e os que não votariam em nenhum são 5,48%.
Por outro lado, a pesquisa também quis saber o índice de rejeição dos candidatos que estarão na disputa a partir desta sexta-feira (16), quando dará início a campanha que vai escolher o próximo prefeito de Itapaci. Neste cenário, Adedi Santana lidera a rejeição com 24,05%. Dr. Fábio aparece com pouco mais de 10,48% de rejeição. Iron Soldado, Mario Macaco, Carlos Buiu, Anderson e Rogerio Toureiro, que aparecem na pesquisa, mas que não estarão na disputa majoritária, somaram pouco mais de 6% de rejeição. Os que não rejeitam ninguém foram 20% e os que não souberam responder somaram 38,81%.
Ouvido pela Reportagem do Diário do Norte, um cientista político disse que o resultado a favor de Fábio está diretamente ligado ao seu perfil, de inovação e projetos que visam o desenvolvimento sustentável e econômico da cidade. Ele argumenta também que o médico do povo, como ficou mais conhecido, representa a continuidade de um trabalho que vem dando certo na cidade nesses últimos anos. Também o perfil político do Dr. Fabio é fator predominante para esses números. “Homem sério, de família, sem vícios e com um projeto sólido para a cidade seguir se desenvolvendo”, diz.
METODOLOGIA
Ao todo foram ouvidos 420 entrevistados, de 16 anos a mais. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 90%. A coleta dos dados ocorreu no dia sete de agosto em todos os bairros da cidade. A pesquisa tem o número de Registro no TRE sob o número GO- 01915-2024.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto