Publicado em 03 Setembro 2024
A Praça Dimas Carrilho, em Goianésia, foi palco da segunda edição do Dia do Cooperativismo na cidade, no último sábado (31/08). O evento já se tornou parte do calendário oficial do município. Das 16 às 20 horas, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local, aproveitando uma série de atividades e serviços gratuitos oferecidos pelas cooperativas da região e parceiros, como o Senar Goiás, Sesi/Senai, Sebrae, Faculdade Evangélica, e Universidade de Rio Verde – Campus Goianésia. A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
As cooperativas Sicoob Coopercred, Sicoob Emprecred, Sicoob UniCentro Norte Brasileiro, Cagel, Uniodonto Goiânia, Sicredi, Unimed Cerrado, Unimed Goianésia, Cooperfamiliar e Cooperlatex ofereceram serviços como aferição de pressão e glicemia, orientação de primeiros socorros, atividades lúdicas para crianças e educação financeira. Entre os destaques culturais, o público assistiu a apresentações de balé, música com o Coral Canta Coração e a Banda Corpus, além de contação de histórias, garantindo uma tarde de lazer e aprendizado para toda a família.
Gislaine Lelis, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/GO, ressaltou a importância da comemoração para aproximar a comunidade das cooperativas. “O objetivo principal é levar para a comunidade local quem somos nós, cooperativistas, e devolver um pouquinho para a comunidade o que recebemos em retorno. O Dia do Cooperativismo é voltado para toda a população, não apenas para cooperados, mas para toda a família”, explicou.
Isaac Amaral, diretor operacional do Sicoob Coopercred, destacou a vivência dos princípios cooperativistas durante o evento. “Hoje estamos aqui praticando três princípios: a intercooperação, o interesse pela comunidade e a educação e informação. Oferecemos cortes de cabelo e ensinamos as crianças, por meio de um jogo de tabuleiro, que para ganhar é preciso cooperar. É esse o espírito que queremos transmitir”, ressaltou.
A diretora de Mercado da Uniodonto Goiânia, Neirimar Norberto, celebrou o sucesso da participação da cooperativa. “Para nós é um grande prazer estar aqui novamente, contribuindo com a promoção de saúde bucal. Trouxemos milhares de kits de escovação, brincadeiras com distribuição de brindes e orientações sobre higienização. Alcançamos mais de mil pessoas em nosso estande, o que nos deixa muito felizes”, disse.
A secretária municipal de Cultura de Goianésia, Lorrane Silva, enfatizou o crescimento e a importância do evento para a cidade. “Estamos muito felizes de participar pelo segundo ano consecutivo. Goianésia está crescendo a passos largos, e é maravilhoso ver tantas empresas e marcas importantes presentes aqui. O evento foi pensado para toda a família, e esperamos que outras edições venham por aí”, declarou.
Comunidade
Além das autoridades, os participantes também expressaram sua satisfação com as ações. Juliana Alves Moura, professora, destacou o impacto positivo para as crianças. “É muito importante mostrar para os meus filhos que essas instituições prezam por dar assistência à comunidade”, disse. Já Luci Silva de Sousa, que trabalha em uma confecção e como cabeleireira, elogiou a diversidade de serviços oferecidos: “Vim prestigiar o evento e trouxe meu netinho para brincar. É uma feira muito importante para toda a comunidade”, revelou.
Sobre o Sistema OCB/GO
O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado:
- OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos.
- SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto