*Publicidade

Home     Notícias
ECONOMIA

Consumo de energia aumenta 13% em Goiás

Informação é da Equatorial. Crescimento ocorre em comparação com o mesmo período de 2023


Publicado em 08 Julho 2024

Da Redação

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

A Equatorial Goiás identificou um crescimento de cerca de 13% no consumo de energia elétrica de janeiro a junho de 2024 comparado com o mesmo período do ano anterior. O maior impacto registrado pela concessionária foi na classe do poder público, em que o consumo cresceu 19,3% no período, seguido das classes residencial 18,2%, rural 13,7% e comercial 12,4%. O consumo médio, dentro de casa, subiu de 175 kWh em 2023 para 202 kWh em 2024. 

O aumento se deve às altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, regiões como o extremo sudoeste do Estado enfrentaram ondas de calor e a seca no Cerrado, segundo estudo da Universidade de São Paulo (USP), é a pior há pelo menos sete séculos. "Isso provoca um aumento no consumo de energia, já que percebemos maior uso dos equipamentos refrigeradores e, consequentemente, gera fortes mudanças nos hábitos de consumo, como uso maior de ar-condicionado e ventiladores, assim como maior consumo de alimentos e bebidas refrigeradas”, destaca o executivo de Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva. 

Outro fator que vai incidir sobre a conta de energia é a bandeira tarifária, que por determinação da Aneel passa a ser amarela no mês de julho. Essa mudança vai refletir num aumento de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts horas consumidos. A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia. Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais. Com a chegada do período de férias, a concessionária alerta os clientes para o uso consciente da energia elétrica.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte