Publicado em 15 Maio 2025
Da Redação
A Casa do Empreendedor é fruto da parceria entre a Prefeitura de Alto Horizonte e o Sebrae, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006. O objetivo da iniciativa é apoiar o empreendedorismo local, oferecendo atendimento gratuito e presencial a micro e pequenos empresários, além de auxiliar empreendedores informais que desejam se formalizar.
O guichê de atendimento está localizado no anexo da Prefeitura, ao lado da Câmara Municipal, funcionando de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
A iniciativa busca apoiar quem deseja abrir seu próprio negócio, fornecendo orientações sobre gestão empresarial, formalização, emissão de documentos e regularização do CNPJ. Além disso, oferece suporte técnico para facilitar o desenvolvimento de negócios locais, promovendo a legalização e o fortalecimento da economia do município.
Segundo a consultora do Sebrae, Vallene Rodrigues, a Casa do Empreendedor oferece uma ampla gama de atendimentos, voltados tanto a comerciantes formalizados quanto àqueles que ainda atuam na informalidade. “A iniciativa aproxima o serviço da comunidade, esclarecendo dúvidas e orientando os empreendedores em diversas etapas do negócio. É uma oportunidade concreta para quem deseja se regularizar e dar início a um pequeno empreendimento com segurança e apoio técnico”, ressalta.
“Quem já trabalha como microempreendedor, pode procurar os serviços da Casa do Empreendedor para fazer a Declaração de faturamento e Receber orientações sobre obrigações e benefícios do MEI”, salienta uma colaboradora. “Receber esse tipo de orientação é muito importante. Inclusive tenho interesse em saber detalhes sobre cadastro e benefícios do MEI para sair da informalidade”, pontua um comerciante que quer sair da informalidade.
A Casa do Empreendedor é um espaço voltado ao apoio dos microempresários de Alto Horizonte, oferecendo orientações sobre emissão de alvarás, acesso a crédito, qualificação profissional e outros aspectos essenciais à formalização e gestão de negócios. A iniciativa tem como objetivo desburocratizar processos e dar mais agilidade à abertura e regularização de empresas, com a redução de prazos, exigências documentais e taxas. Com isso, o município busca fortalecer o empreendedor local e ampliar sua competitividade no mercado.
ALGUNS DOS SERVIÇOS OFERTADOS:
Planejamento de um novo negócio;
Formalização, Alteração e Baixa de MEI;
Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e Cartão de CNPJ;
Declaração Anual de Faturamento (DASN-MEI);
Impressão de multa (DARF) por atraso da Declaração Anual de Faturamento;
Parcelamento e emissão de DAS em atraso;
Emissão de Certidões Negativas;
Criar/recuperar acesso ao GOV.BR;
Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços (NFS-e);
Como vender para órgãos públicos;
Informações referente as chamadas públicas da agricultura;
Capacitações;
Palestras;
Oficinas;
Agendamento de Consultorias.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto