*Publicidade

Home     Notícias
MEIO AMBIENTE

Assembleia realiza audiência para debater manejo dos resíduos sólidos em Goiás

Deputado Wagner Neto propõe responsabilidades das microrregiões de saneamento básico na gestão e manejo do lixo urbano


Publicado em 12 Junho 2024

Da Redação

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Divulgacao
Deputado estadual Wagner Neto defende manejo correto de resíduos sólidos nos municípios
Deputado estadual Wagner Neto defende manejo correto de resíduos sólidos nos municípios

A Assembleia Legislativa irá realizar uma audiência pública, na próxima quinta-feira (13/06), às 15h, para debater um projeto de Lei de autoria do deputado estadual Wagner Neto que estabelece as responsabilidades das microrregiões de saneamento básico na gestão e manejo do lixo urbano em Goiás. A proposta visa encontrar uma solução conjunta entre governos Estadual e municípios para acabar com os lixões, visando garantir a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

“Buscamos uma alternativa que viabilize a construção de aterros sanitários capazes de atender a demanda de diversos municípios e implementar mecanismos de sustentabilidade econômico-financeira dos planos de manejo. É um caminho para proteger o meio ambiente sem onerar ainda mais os municípios que estão sofrendo com falta de recursos”, explica o deputado Wagner Neto. 

A proposta vai complementar a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões até agosto de 2024 para municípios com até 50 mil habitantes. No entanto, no cenário atual é um desafio para esses municípios cumprir esse prazo,  e por isso é preciso estabelecer caminhos claros e envolver órgãos competentes e a sociedade civil no debate, a fim de alcançar o propósito comum de garantir a destinação e disposição final adequada do lixo urbano.

Representando o Governo Estadual, irão participar da discussão o secretário de Infraestrutura, Pedro Salles, a secretária de Meio Ambiente, Andrea Vulcanis e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski. A Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana dos Municípios também participam da organização da audiência, que deve contar com a presença de prefeitos de todas as regiões do Estado. 

Segundo a proposta, as microrregiões ficaram responsáveis pela elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos ou Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Também devem apresentar mecanismos para assegurar a viabilidade econômica dos projetos. Além disso, o plano deve integrar apoio a associações ou cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. 

Caso o projeto seja acatado, os gestores municipais terão um prazo maior para atender às medidas ambientais definidas na Legislação. 

Serviço:

Assunto: Assembleia realiza audiência para debater manejo dos resíduos sólidos em Goiás
Data: Quinta-feira (13/06) 
Horário: 15 horas 
Local: Auditório 2 da Assembleia Legislativa - Av. Emival Bueno, quadra G, lote 01, Park Lozandes

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte