Publicado em 21 Novembro 2015
Euclides Oliveira

Maria Silvestre (Educação), Max, Jaqueline, a mãe e Luiz Teixeira
A Votorantim Metais realizou na noite da sexta-feira (13) no Cine Teatro Paulo Rocha, em Niquelândia, a cerimônia de premiação dos três alunos de escolas públicas do município que venceram a edição local do Concurso de Redação Tempos de Escola, desenvolvendo o tema "Grandes Atitudes pela Educação", proposto no decorrer de 2015. O município de 44 mil habitantes, no Norte do Estado, foi incluído pelo sétimo ano consecutivo no conjunto de atividades da Parceria Votorantim pela Educação (PVE). De acordo com o gerente-geral da multinacional na cidade, José Maximino Ferron, o PVE foi idealizado para sensibilizar crianças e jovens sob a tutela da Secretaria de Educação de Niquelândia sobre a importância da leitura (e do valor da formação de leitores para o desenvolvimento pessoal e da sociedade) em parceria com o Instituto Votorantim (SP); Ministério da Educação (MEC) do Canal Futura; e da CEDAC (Comunidade Educativa, atual denominação do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, surgido em 1997). Há dois anos - em 2013, por seu pioneirismo e o potencial transformador de sua atuação - o PVE foi internacionalmente reconhecido pelo Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base.
A aluna Jaqueline Gonçalves de Almeida - que estuda na Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues na segunda etapa do Jardim Atlântico - ganhou uma bicicleta por ter sido vencedora da categoria 1/Ensino Fundamental 1 (4º, 5º e 6º ano). Na redação, escrita como se fosse uma carta, Jaqueline agradeceu sua mãe sobre o incentivo que recebeu para estudar. "Escolhi falar sobre as dificuldades enfrentadas por nossos pais para ter acesso à educação e aproveitei para agradecer a minha mãe por nunca me deixar desistir. Esse concurso é um incentivo para os estudantes que gostam de escrever, além de ser uma possibilidade de aprendizado", comentou Jaqueline.
Também foram destaques no Concurso Tempos de Escola em Niquelândia o aluno Raviner Weiglas Bretas Camelo (da Escola Municipal José de Alencar), vencedor na categoria 2/Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) que aceitou o desafio de redigir um texto expositivo inspirado nas Cinco Atitudes pela Educação, trabalhadas pelo Movimento Todos pela Educação. Por fim, a aluna Kalita Gabrielle Teixeira Lima foi a vencedora da categoria 3/Ensino Médio (do 1º ao 3º anos). Estudante do Colégio Estadual Paulo Francisco da Silva a jovem produziu um texto em forma de campanha publicitária sobre a importância de colocar a educação escolar no dia a dia. Somente em Niquelândia, segundo a mineradora, foram inscritas 260 redações.
"Esse projeto é uma iniciativa muito importante do Instituto Votorantim que nós, da Votorantim, desenvolvemos há sete anos em Niquelândia e também em outras partes do Brasil. Em Niquelândia, percebo que esse trabalho fez realmente a diferença, para melhor, ao fomento/incentivo à leitura; na formação continuada dos professores; e no auxílio à elaboração dos planos de Educação, através da nossa coordenadora Rute (Pereira de Souza, que mora no Maranhão e cuidou das atividades este ano também em Primavera/PA), juntamente com o excelente trabalho que foi feito com a Secretaria de Educação com apoio do prefeito Luiz Teixeira (que esteve presente ao evento, naquela noite). Para nós, da Votorantim, é importante estarmos na comunidade não apenas enquanto atividade industrial no ramo da mineração mas também socializando o conhecimento, com essa oportunidade aos alunos que, em muitas ocasiões, vivem em locais muito distantes e diferentes da sede do município, onde se percorre 13.000 quilômetros por dia para buscar/levar alunos da zona rural. Reconhecemos esse esforço do Poder Público e, por isso, continuaremos apoiando a Educação de Niquelândia enquanto isso estiver em nossas possibilidades", comentou o gerente-geral da Votorantim Metais na cidade.