*Publicidade

Home     Notícias
URUAÇU

Câmara aprova doação de sede

Prédio que abrigava Legislativo será reformado para a instalação de curso de Engenharia Civil na cidade


Publicado em 17 Maio 2009

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

euclides oliveira
Fachada externa do IFG de Uruaçu: decisão após muita pressão
Fachada externa do IFG de Uruaçu: decisão após muita pressão
A Câmara Municipal de Uruaçu aprovou, em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira (11), o projeto de lei de autoria do prefeito Lourenço Pereira Filho (PP) para doar a sede do Poder Legislativo ao IFG (Instituto Federal de Goiás). Com a efetivação da medida, o prédio será completamente adaptado para abrigar um curso superior de Engenharia Civil, a partir de janeiro de 2011.
"Minha preocupação inicial era com o dinheiro público que gastamos recentemente na reforma da Câmara. Por outro lado, hoje reconheço plenamente que a vinda desse curso trará grandes melhorias para a Educação da Região Norte. Depois de muitas conversas, chegamos a um bom entendimento", comentou o presidente da Câmara Municipal, Francisco Carlos de Carvalho, o Chiquinho (PDT).
Há duas semanas, o reitor do IFG, professor Paulo César Pereira esteve pessoalmente em Uruaçu, participando de uma audiência pública com os vereadores da cidade. O reitor informou que o prédio do Legislativo comportará oito novas salas de aula, com oito amplos laboratórios. O novo diretor do IFG de Uruaçu, professor Ubaldo Eleutério da Silva, cuidará pessoalmente de todos os detalhes da obra.
O orçamento (inicial) para reformar a Câmara e o prédio da antiga Secretaria Municipal de Educação (onde já funciona a parte administrativa do IFG) será de aproximadamente R$ 2 milhões. Paulo César deseja realizar o primeiro vestibular no segundo semestre de 2010, com a abertura de 30 vagas iniciais. Sem a doação do prédio do Legislativo, o curso de Engenharia seria instalado em Uruaçu apenas em 2012 ou em 2013.
Os sete andares da antiga Prefeitura de Uruaçu já abrigam o prédio principal do IFG, com 17 salas de aula. O campi local foi inaugurado virtualmente pelo presidente Lula pelo sistema de videoconferência, em 27 de abril. Naquela data, o presidente esteve em Itumbiara para entregar o IFG do Sul do Estado e outras duas escolas federais, no interior do Mato Grosso.

PRAZO PARA A MUDANÇA
O reitor do IFG deseja que Chiquinho providencie a desocupação da sede do Legislativo num prazo entre quatro e seis meses. Lourencinho já definiu que a Câmara será instalada no SIM (Serviço Imediato Municipal), nas proximidades da Avenida Tocantins, no Centro. Dessa forma, o Poder Executivo terá de viabilizar um novo local para abrigar os serviços que hoje funcionam no SIM: Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra),  Junta do Serviço Militar, Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Departamento de Tributos da Prefeitura de Uruaçu, Biblioteca Municipal e os cursos de informática ofertados à população carente, nesse mesmo local.
No lugar desses espaços, serão montados os gabinetes dos vereadores e as demais áreas administrativas da Câmara Municipal. O auditório João Camapum Barroso (onde hoje são realizados eventos de natureza diversa) servirá como plenário para as sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara.
O prefeito Lourencinho informou que vai deflagrar planos para que, até o final de sua gestão, Uruaçu consiga construir sedes próprias para o Poder Executivo (que hoje funciona em prédio alugado por R$ 4,5 mil mensais) e para o Poder Legislativo.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte