Publicado em 23 Junho 2016
Gabriel Rodoval de Lima - estudante de Medicina em Barretos
Quem não gosta de tomar uma bebida bem quente, como café ou chá, quando acorda? Só de imaginar aquela fumacinha subindo da xícara já dá vontade de ir beber, não é mesmo? Uma recente pesquisa, contudo, promete te deixar em dúvida quando você for tomar qualquer bebida muito quente. O estudo feito por 23 cientistas foi divulgado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), filiada à Organização Mundial da Saúde, e avaliou os riscos de desenvolvimento de tumor ao se tomar café, chá e outras bebidas muito quentes.
A pesquisa foi baseada em estudos que revelaram associações positivas entre câncer de esôfago e a ingestão de bebidas a temperaturas muito elevadas. As análises foram feitas em locais do mundo onde se tem o hábito cultural de tomar café e chá a temperaturas que chegam até mesmo aos 70ºC, como ocorre na China, Irã, Turquia e América do Sul. Segundo o diretor da IARC, Christopher Wild, os resultados sugerem que beber bebidas muito quentes é uma das prováveis causas de câncer esofágico e é a sua temperatura, mais do que as bebidas em si, que aparentemente parece provocar o surgimento da doença.
Até o momento, fumo e alcoolismo são as principais causas do câncer esofágico, particularmente em países desenvolvidos. Entretanto, a maior fração da doença (responsável por cerca de 5% de todas as mortes por câncer) ocorre em países da América do Sul, Ásia e África, locais onde as razões para a alta incidência desse tipo de câncer ainda não são muito bem compreendidas. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, são esperados 10.810 novos casos da doença no Brasil para os anos de 2016 e 2017, um número bastante elevado.
É importante ressaltar que beber café, chá, entre outros, a temperaturas normais não apontou evidências para o surgimento de câncer e, devido à limitação da pesquisa, tomar bebidas muito quentes foi classificado como provável causa de câncer. Mas, na dúvida, não seria melhor não esperar o assunto esquentar?!
GO-132: o fim de linha está por um fio de asfalto
Hospital de Uruaçu será referência em atendimento de urgências para o Norte Goiano
Saber conviver ecologicamente com a natureza e produzir de forma sustentável
Marcos Abrão, o homem da habitação em Goiás
Parabéns Goiânia pelos 79 anos de excelência
Consciência Negra: A importância das ações afirmativas no Brasil
ENEM 2013 – Erros e Acertos
O homem comum
Fogo cerrado
Sem abelhas não há alimentos