*Publicidade

Home     Artigos

Marcos Abrão, o homem da habitação em Goiás


Publicado em 17 Fevereiro 2014

Luiz Carlos Faleiro é ex-vereador por Bonfinópolis

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Assim podemos chamar o economista Marcos Abrão, que, no final do governo anterior, tirou a Agência goiana de habitação - Agehab, de um caminho que a levaria à liquidação, para, hoje, ser um dos principais, senão o principal órgão do atual governo de Marconi Perillo. Principal, sim, eu afirmo, por estar vendo e acompanhando o que essa agência faz nos quatro cantos deste imenso estado.
 
Lá em Aporé, na divisa de Goiás com Matogrosso, nas margens do rio que leva o mesmo nome; lá em São Domingos, que pra chegar temos que entrar no estado vizinho da Bahia; lá em Três Ranchos, de frente para o lago; lá em Santa Rita do Araguaia, em São Simão, Santa Teresa, Mairipotaba, Goianápolis, Pontalina, Caçu, Buriti Alegre – a Agehab já está em 223 municípios e chegará até o final deste ano em todos os 246. 
 
A Agehab, foi muito bem dirigida nestes últimos 3 anos por Marcos Abrão, com o auxilio de uma diretoria e um corpo pequeno de servidores, porém afinados e comprometidos com a política de habitação social. Agência que foi ficando pequena para tanto serviço, merecendo para a próxima gestão um espaço do tamanho da importância que ela tem hoje, do tamanho dos serviços que ela tem à disposição das famílias mais carentes deste estado.
 
Este resultado só foi possível graças à arrojada política de parceria implantada nesta gestão encabeçada por Marcos Abrão, que envolve o governo estadual. E tendo o governador Marconi Perillo como o avalista maior destas ações, (em parceria com prefeituras, Governo Federal/CEF e Entidades Sociais), foi que a Agehab conseguiu viabilizar o sonho da casa própria, o sonho da casa reformada, o sonho da escritura na mão.  Sem contar ainda a inovação do programa “Cheque comunitário”, que tem levando aos municípios, Centros de Convivência da Melhor Idade, Salões Comunitários, Praças, Pistas de Cooper, Salas de Velórios e tantas outras construções de uso comunitário.
 
Presenciei por várias vezes, em diferentes cidades e eventos, o governador Marconi Perillo, rasgar elogios à gestão de Marcos Abrão. Até disse: “...Quisera ter 10 Marcos Abrão em nossa equipe, Marcos Abrão não tem preguiça, não é daqueles que fica a lamentar, ele vai e faz...” e foi fazendo, pesquisando, conhecendo outros programas em outros estados e aperfeiçoando que Marcos Abrão conseguiu fazer com que o Estado de Goiás fosse, e ainda é, o que mais constrói casas para famílias com renda de até R$ 1.600,00. Vários prêmios foram recebidos em nível de Brasil, e agora, em abril, a Agehab foi escolhida pra concorrer em nível internacional a mais um. Isto vai ser em Dubai. Marcos Abrão foi lembrado por um colegiado de mais de 60 profissionais de comunicação e publicado pelo semanário Jornal Opção, como o mais lembrando quando se fala em construção de moradia popular e regularização fundiária, por mais de 38% do ouvidos.
 
Marcos Abrão deixou a presidência da agência no início de janeiro, para enfrentar um novo desafio: Assumir o PPS e dar-lhe um rumo melhor, um rumo de crescimento, fazer com que o partido chegue aos 246 municípios goianos. Marcos Abrão foi escolhido pelo próprio presidente nacional da sigla, deputado federal Roberto Freire, para dar esse novo rumo ao PPS goiano e para encabeçar uma lista de nomes do partido à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. E também preparar a sigla para 2016, quando se pretende lançar o maior número possível de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.
 
Marcos Abrão, o homem da habitação em Goiás. Ele revolucionou na construção de casas, na reforma, no cheque comunitário e na regularização fundiária e vai revolucionar agora na política.
 
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte