Murilo vieira faria
Corrupção x eficiência
Publicado em 26 Agosto 2007
A corrupção, com certeza, é um dos grandes problemas nacionais hoje, independentemente de quem é a culpa, sendo inimiga da eficiência. A Democracia Constitucional é uma vitória do povo brasileiro e deve ser não somente respeitada, mas exaltada, sem nos esquecermos da necessidade constante de aprimorar o funcionamento das instituições, que constituem um dos pilares democráticos. O não-funcionamento aceitável das instituições traz conseqüências sérias para o país e para a sociedade, ainda que não perceptíveis a olho nu. A burocracia é um dos motivos da corrupção, embora não o único, como é evidente.
Stuart Gilman, cientista político e chefe do Programa Global da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a corrupção afirmou recentemente "(...) Quanto maior o grau de controle que o Estado tem sobre a economia, mais alto é o nível de corrupção. Isso porque você cria uma burocracia estatal enorme, que, por sua vez, abre centenas de caminhos para o desvio do dinheiro público (...)" Como se vê, uma das conseqüências da burocracia estatal pode ser a corrupção, sendo que a própria ONU está preocupada com o combate mundial a este problema. (Revista Veja, páginas amarelas, Edição 2019, ano 40, n° 30, de 01/08/07).
Outro ponto importante é que a corrupção pode afetar a qualidade de vida dos brasileiros, a confiança nas instituições e o compromisso com a democracia. A Associação Brasileira dos Magistrados (AMB) lançou a campanha "Juízes Contra a Corrupção", ficando claro o compromisso dos integrantes do Poder Judiciário em colaborar com a luta contra a corrupção. O objetivo a atingir é a excelência administrativa, a eficiência total para o bem ao erário e para a satisfação da população. Os operadores do Direito, a sociedade organizada e os cidadãos podem ajudar no combate à corrupção e na criação de sistema público de eficiência administrativa, por exemplo, denunciando desmandos e ilegalidades às autoridades competentes.
O povo brasileiro é honesto e trabalhador, sendo certo que merece a eficiência generalizada como regra, merece qualidade de vida e merece confiar no seu país. Assim, a luta contra a burocracia é um grande passo no combate à corrupção. Nós temos o livre arbítrio, o direito de escolher e exercer a cidadania, buscando o aprimoramento da democracia. Uma das formas de melhorar a democracia é combater a burocracia, denunciar os atos de corrupção às autoridades competentes e cobrar a eficiência administrativa. Cada um de nós tem a escolha de exercer a cidadania ou não. Nós acreditamos na escolha da coisa certa, simplesmente porque fazer a coisa certa é o certo a se fazer.
[b]Murilo Vieira de Faria é juiz e Diretor do Foro da Comarca de Uruaçu[/b]