*Publicidade

Home     Artigos

Ciclovias, saúde e sustentabilidade


Publicado em 16 Novembro 2014

Jalles Fontoura Prefeito de Goianésia

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Jalles Fontoura Prefeito de Goianésia
Jalles Fontoura Prefeito de Goianésia

 Omundo hoje discute a questão ambiental, a sustentabilidade do planeta. Desde que nós, como sociedade, começamos a evoluir tecnologicamente, as consequências mais drásticas de nossa evolução são percebidas na natureza: vivemos dias cada vez mais quentes, as nascentes de água estão se esgotando, as chuvas cada vez mais tempestivas. É o sinal da natureza para anos e anos de degradação sem planejamento.

Há tempos se discute muito a diminuição dessa degradação, para que gerações futuras não sofram com a escassez de água e alimentos, principalmente. As medidas adotadas vão de planejamentos complexos para redução na emissão de poluentes em grandes indústrias, a medidas simples como coleta seletiva de lixo e construção de ciclovias. As ciclovias são, além de ecologicamente viáveis, um caminho seguro para cidades que adotam estilos de vida modernos e saudáveis. 
Goianésia cresceu e vem se modernizando cada dia mais. Hoje a cidade já comporta uma frota de mais de 34 mil veículos automotores e 22 mil bicicletas. É um numero altíssimo para os 64 mil habitantes. Nossa população cresceu 23,1% entre os anos 2000 e 2014, ao passo que nossa frota veicular, no mesmo período, subiu 74,9%. Para um trânsito cada vez mais inviável, é preciso propor alternativas para que as pessoas tenham a opção de viver uma rotina sustentável e mais saudável. 
Pensando nessa proposta, em Goianésia serão construídos 24 km de ciclovias. Elas já estão em fase inicial nas avenidas Mato Grosso, Pará, Bahia e Minas Gerais e em sequência nas Avenidas Brasil, Contorno e Goiás. A ideia é dar aos milhares de ciclistas e trabalhadores - que utilizam a bicicleta como meio de condução - a segurança e comodidade de uma via exclusiva. Além disso, daremos à população em geral a opção de aderir a uma rotina sustentável, em uma cidade onde andar de bicicleta não requer muito esforço, pois nossas ruas e avenidas são planas e agradáveis para a circulação dos ciclistas.
A cidade evolui e nossas ações precisam evoluir também. A construção de ciclovias é um passo importante para que nossa Goianésia seja cada dia mais sustentável. A construção das ciclovias é o inicio desse projeto para a cidade, e com elas ainda virão outros benefícios no trânsito, no estacionamento, na criação de pontos de aluguel de bicicletas, tudo para que a ideia seja abraçada por todos. Andar de bicicleta é bom para tudo: bom para a saúde, bom para o meio ambiente e bom para a cidade. 
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte