Publicado em 17 Janeiro 2016
Valter Maia é economista e empresário
Goiás, com 246 municípios distribuídos em seus mais de 386 mil quilômetros quadrados, é um Estado privilegiado quanto ao clima, relevo, solo, recursos minerais, e especialmente a abundância de água.
Entre seus municípios, Britânia, mesmo não sendo um dos maiores em extensão, 1.461 km2, oferece excepcionais opções para seu desenvolvimento. Entre os fatores mais bem avaliados e conhecidos podemos destacar o relevo. Região plana, está em condições de ser aproveitada em todo seu espaço, tanto para a prática da pecuária intensiva quando para lavouras de verão e irrigação.
Outro referencial extremamente relevante e diferenciado é o fato de ser um das áreas de Goiás mais bem servida de recursos hídricos. Sem contar os inúmeros afluentes do Rio Água Limpa que, com controle e moderação, permite a expansão de pivôs centrais e outras formas de utilização. Esse rio que deságua e forma o Lago dos Tigres, nos permite afirmar que Britânia está cercado de água por todos os lados. A Sudoeste/Oeste, temos o Araguaia, enquanto a leste/nordeste desliza o mais histórios dos rios Goianos, o Rio Vermelho que, para nossa felicidade, serve de barreira para manter o Lago dos Tigres represado esbanjando beleza e atração aos turista.
No concernente ao solo, Deus nos premiou também com uma mistura de Latos solo vermelho e amarelo, além de nos oferecer pequenas faixas de areias quartzozas. São solos que nos permitem cultivar uma variedade considerável de grãos, com garantia de rentabilidade. E esse solo, aliado ao relevo, colocam nosso município no topo das perspectivas de desenvolvimento, tanto no que concerne ao agronegócio, quanto ao turismo.
Numa outra oportunidade darei continuidade na análise e sugestões que podem ser utilizadas para nos tirar do atual estágio de hibernação econômica.
GO-132: o fim de linha está por um fio de asfalto
Hospital de Uruaçu será referência em atendimento de urgências para o Norte Goiano
Saber conviver ecologicamente com a natureza e produzir de forma sustentável
Marcos Abrão, o homem da habitação em Goiás
Parabéns Goiânia pelos 79 anos de excelência
Consciência Negra: A importância das ações afirmativas no Brasil
ENEM 2013 – Erros e Acertos
O homem comum
Fogo cerrado
Sem abelhas não há alimentos