Publicado em 07 Fevereiro 2011
O Diário do Norte é um jornal lido e acessado em todo Brasil. Digo isso porque recebi e-mails de vários estados brasileiros, entre eles estão São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, além de Goiás, é claro. Foram várias mensagens comentando as matérias sobre o Projeto TeatrAção para o Norte de Goiás, publicadas no DN e também meus artigos publicados na sessão CARTAS DO LEITOR: âLixolândia, não!â; âEspaços para opções de Culturaâ e âPrefeitura quer fim de sacolas plásticasâ.
Reafirmo meu respeito e consideração pela equipe DN e, em nome de todos os que trabalham com cultura, quero agradecer ao espaço que têm nos dado para divulgação de nossos projetos. Sem contar com o acesso gratuito via internet que nos permite ficar por dentro das notÃcias do Norte de Goiás, mesmo quando estamos fora do Estado, como é o meu caso agora, que estou na capital paulista.
Na edição 871 de 31/01 a 06/02/11, li na coluna Resenha que o ex- prefeito Biri será uma coisa muito boa se voltar pra cena polÃtica da cidade. Bom pra quem? Só se for pra ele e sua turma, que passa longe de ser o povo da cidade. Que eu me lembre, nunca os moradores de Formoso foram tão humilhados e destratados com a falta de educação e grosseria desse cidadão. Pra se ter uma ideia, uma moradora da cidade foi pedir ajuda para comprar um botijão de gás, pois estava desempregada e passando necessidades, e ouviu do então prefeito em questão que fosse catar lenha no mato pra acender o fogo... Claro que os governantes não têm condições de só dizer sim para os pedidos. Os ânãosâ fazem-se necessários muitas vezes, mas precisam ser ditos com um mÃnimo de compostura e jogo de cintura; sem falar na boa e velha educação que deve ser caracterÃstica de qualquer pessoa, principalmente as que exercem cargos públicos.
Outra coisa, o que foi feito dos quase 500 mil reais liberados para a construção da rodoviária da cidade que até hoje não saiu? Encontra-se no local uma obra â se é que se pode chamar aquilo de obra â mal planejada, mal construÃda, mal acabada e bem cara, por sinal.
Aliás, há sim algumas heranças do ex-prefeito de Formoso que realmente ninguém esquece. Entre elas estão as árvores das praças que foram arrancadas. Na maioria das praças é impossÃvel encontrar uma sombra pra se proteger do sol quente. Temos também a eleição de seu primo Edvan Camelo para vereador. Eleição essa que aconteceu com todo apoio e força da máquina administrativa. Só pra lembrar o que estou falando, o vereador Edvan Camelo, beneficiado com uma casa popular na gestão passada, foi um dos principais responsáveis pelo projeto de Lei que aumentou o horário dos bares e botecos da cidade, que hoje funcionam praticamente à noite toda e que deixou nossa cidade, nossos adolescentes e crianças mais vulneráveis ainda. Na última sessão que o ilustrÃssimo vereador presidiu, ele bateu o martelo em favor da questão e nem sequer ouviu os apelos da comunidade e de seus representantes populares que repudiavam a aprovação do projeto.
Não tenho a intenção de generalizar, pois conheço o histórico de pessoas que entraram na polÃtica por amor e dedicação ao seu povo. Mas, infelizmente, grande maioria só entra na vida pública pra resolver seus próprios problemas. As cidades e as pessoas sempre ficam a ver navios. Representantes do povo?... Sei... Pobre povo! Aliás, acabo de ter uma ótima ideia para tema e tÃtulo de mais uma peça que vou escrever: âPobre Povo!â.
à pena que algumas das pessoas sérias que representam tão bem nosso Estado, como a vice- prefeita de Ceres Inês Brito e a ex-deputada Vanuza Valadares, por exemplo, não conseguiram se eleger. Goiás e seu povo perderam muito com isso. E a Região Norte só não ficará órfã de um bom representante porque o nosso atual governador prometeu que teremos o respeitado Júlio da RetÃfica na Assembleia Legislativa.
Governador Marconi Perillo, Deputado Júlio da Retifica, Senador Demóstenes Torres, Deputado Carlos Alberto Leréia, entre outros, sejam bem - vindos de novo a Goiás. Que Deus os abençoem e que vocês possam continuar representando o Povo Goiano com a dignidade e respeito que ele merece.
Com protestos de consideração e respeito, Renan Rossini é ator e diretor teatral