Publicado em 08 Julho 2024
Da Redação
Com experiência de sobra em gestão pública, ele já foi prefeito duas vezes, Dr. Lourival Bueno de Souza falou com o Diário do Norte e disse estar preocupado com a situação fiscal da cidade de Anicuns, onde ele acredita que existem servidores fantasma. Destaca que será preciso ações emergenciais para que a ciddade volte a ser protagonista na região, com a atração de novos investimentos, geração de emprego e de renda e, principalmente, estancar a sangria da perda de moradores, que têm deixado a cidade em busca de novos e melhores horizontes. Pré-candidato pelo PL, Dr. Lourival disse que nunca teve problemas com o governador Ronaldo Caiado, ao contrário, sempre o apoiou, ainda que agora estejam em palanques diferentes, a relação é de respeito. Veja mais detalhes do que pensa o pré-candidato à Prefeitura de Anicuns.
Diário do Norte - Quantas vezes o senhor ocupou a Prefeitura de Anicuns?
Lourival Bueno de Souza - Em duas gestões. A primeira em 2001. E a segunda a partir de 2005.
DN - Por que quer ser prefeito novamente?
Lourival - Em atendimento a um clamor da nossa sociedade. Vivemos um momento de muitas demandas e decepções com as últimas gestões.
DN - Qual será a sua principal plataforma de campanha?
Lourival - Em primeiro lugar a geração de emprego. Em segundo, solucionar os problemas de infraestrutura que dificultam o dia dia do cidadão. Em terceiro, combater a corrupção que tem trazido um atraso no desenvolvimento de Anicuns. Temos também problema com a área da saúde, que é uma grande preocupação. Precisamos melhorar a qualidade do atendimento e no acolhimento das pessoas.
DN - O senhor já definiu quais partidos irão hipotecar apoio ao seu projeto político?
Lourival - Nossa pré-campanha foi consolidada com o PL e estamos em fase de negociação com outros partidos.
DN - O senhor tem apoio do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela?
Lourival - Sempre apaiomos o governador Ronaldo Caiado em todos os seus projetos. Smpre estivemos ao lado dele. Embora não estejamos juntos no momento, o PL anda junto com os projetos futuros do nosso governador Ronaldo Caiado.
DN - Como avalia o trabalho desenvolvido pela atual gestão à frente da Prefeitura de Anicuns?
Lourival - Na avaliação da sociedade anicuense as promessas de campanha de 2020 não foram resgatadas. Infraestrutura, saúde, geração de empregos, agronegócio, são fatores desprezados pelo atual gestão e a sociedade pediu que eu me posicionasse para buscar soluções para o município.
DN - Anicuns cresceu nos últimos quatro anos? Qual o desafio para a próxima gestão?
Lourival - Anicuns não cresceu muito, ao contrário. O nosso grande desafio é a geração de emprego para inverter esse quadro tão negativo no momento atual.
DN - Segundo o IBGE, muitas cidades estão perdendo habitantes. Outras, no entanto, crescem. Como é a situação de Anicuns nos últimos anos?
Lourival - Segundo o último censo, quase quatro mil pessoas deixaram Anicuns nos últimos anos. E sabemos que a qualidade de vida é fator primordial para o cidadão manter-se na cidade. Emprego, moradia, saúde e educação são nossos principais objetivos para o crescimento na nossa gestão.
DN - Se vencer as eleições, qual será o seu primeiro ato à frente da prefeitura?
Lourival - Revitalização do lago do Sol e o conjunto de obras para fomentar o turismo serão nossas prioridades pois essas bandeiras foram complemente esquecidas nas últimas gestões o que congelou o desenvolvimento do município.
DN - O senhor espera encontrar uma prefeitura endividada, com muitos esqueletos no armário?
Lourival - Com certeza. A admistração atual tem até funcionários fantasma. Vivemos em um período de muitas acusações e investigações sobre irregularidades admistrativas, o que envolve Ministério Público, Câmara dos Vereadores, e Tribunal de Contas dos Municípios, que estão tendo muito trabalho com a atual gestão. Está em tramitação uma ação movida pelo Sintego no valor de 5 milhões de reais pelo não cumprimento do piso salarial dos professores, com condenação em primeira instância. Mas estamos prontos para infrentar esse desafio.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto