Publicado em 16 Novembro 2023
Da Redação
Uma gincana que tem como objetivo reforçar os vínculos familiares para ajudar os alunos a superar desafios dentro e fora do ambiente escolar, a GincaNíquel chega à terceira edição em Niquelândia (GO). O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela CBA - Companhia Brasileira de Alumínio.
A GincaNíquel abrange escolas das zonas urbana e rural do município e em 2023 contou com 200 pessoas inscritas, entre alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e pais dos estudantes. A gincana consistiu na realização de jogos e provas que estimulam a criatividade e a integração, como brincadeira de infância dos pais/avós, campanha sobre coragem, gentileza e amizade, e gravação de reportagem com tema livre. Para participar, cada família gravou as atividades no celular e enviou para avaliação da Secretaria de Municipal de Educação, que formou uma comissão julgadora para selecionar e classificar as provas mais bem elaboradas.
O resultado da gincana foi divulgado em uma solenidade realizada na última semana no Village Eventos, em Niquelândia. Segundo o secretário municipal de Educação, Wesley Campos, a GincaNíquel reforça a atuação do município na realização de iniciativas para engajar a participação da comunidade na educação de crianças e jovens. “A GincaNíquel promove uma maior interação entre as famílias e as escolas, bem como propicia momentos de descontração e aprendizado nos lares, o que com toda certeza estimula ainda mais o desenvolvimento intelectual e aprendizagem dos estudantes”, disse .
O gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Gomes, destaca o comprometimento dos integrantes da frente de Mobilização Social do PVE para engajar a participação de alunos e pais na gincana. “Além de contribuir para a formação continuada dos profissionais da educação e auxiliar no aperfeiçoamento das práticas de gestão, o PVE também aproxima a população das escolas, estimulando todos a unir forças para fortalecer a base educacional”, afirma.
Provas
A GincaNíquel consistiu na realização de três provas. Na primeira, os participantes gravaram um vídeo em formato que pode ser postado nas redes sociais com uma brincadeira que resgate a infância, seja deles próprios ou dos pais/responsáveis. Na segunda atividade, os alunos e suas famílias fizeram uma paródia sobre coragem, gentileza e amizade e a retrataram em um vídeo de até um minuto. Já na terceira prova os alunos brincaram de “Repórter por um Dia” e escolheram um tema para gravar uma entrevista/reportagem.
Premiação
Estudante do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Bosco, Kellen Carol Alves de Paula foi a vencedora da GincaNíquel. Ela participou da competição com o auxílio dos pais, Maria Felício de Paula Alves e Cleber de Almeida Alves. Kellen também teve o apoio das irmãs para realizar as atividades propostas e gravou com elas uma brincadeira de pular corda, produziu um vídeo sobre gentileza e amizade e entrevistou a irmã mais velha sobre assuntos diversos.
A conquista do pódio na GincaNíquel logo na estreia de sua participação deixou Kellen e toda a família surpresa. Ela recebeu o troféu de primeiro lugar e uma mochila. “Nos divertimos muito brincando e realizando as tarefas. As provas são um verdadeiro resgate das brincadeiras e com elas tivemos a oportunidade de passar mais tempo juntos. Ficamos muito felizes com a premiação porque fizemos o nosso melhor”, disse a mãe de Kellen, Maria Felício de Paula Alves.
Vencedor da GincaNíquel em 2021, Emanuel Moreira da Silva Costa, aluno do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira ficou com o segundo lugar na competição deste ano. Ele também recebeu troféu, assim como vencedores até a 5ª colocação. Outros prêmios foram entregues para os classificados até a 20ª posição. A GincaNíquel premiou ainda a “Família Destaque”, categoria na qual foi vencedor o estudante do 3° ano do Ensino Fundamental, Samuel Maciel Carneiro da Silva, da Escola Municipal José Mariano, que concorreu com os pais Aroldo Maciel da Silva e Silvana Carneiro da Silva. Já a Escola Municipal Paulo Rodrigues Duarte recebeu um troféu na categoria “Melhor Grito de Guerra”, com o lema: “Família, escola, força e união, é isso que nos torna campeão!”.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto