Publicado em 26 Junho 2024
Da Redação
O governador em exercício Daniel Vilela e o presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, inauguraram na noite de segunda-feira (24/06) a nova sede do Poder Legislativo municipal. O local leva o nome de Palácio Léo Mendanha, uma homenagem ao ex-vereador, ex-deputado estadual e pai do ex-prefeito da cidade, Gustavo Mendanha.
As obras da nova Câmara, situada à Rua Gervásio Pinheiro, no Setor Solar Central Park, bem próxima à Cidade Administrativa Maguito Vilela, consumiram R$ 22 milhões em recursos acumulados pelo Legislativo com economias feitas mensalmente do duodécimo repassado pela prefeitura.
“Aparecida precisava de um prédio que garantisse mais dignidade à atuação dos vereadores e à população, que será melhor recebida nesta Casa de Leis e terá, assim, condições de participar mais ativamente das discussões sobre o município. Esta é a casa do povo”, destacou Daniel, em entrevista coletiva logo após descerrar a faixa que inaugurava oficialmente a nova sede.
O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, lembrou que foi ele o responsável, em dezembro de 2018, quando estava à frente da presidência da Câmara, pela definição da área onde o novo prédio foi construído. “É impressionante a qualidade desta obra”, sublinhou. “Quando fazemos bom uso do dinheiro público conseguimos viabilizar um prédio deste porte”, ressaltou o presidente André Fortaleza.
O ex-prefeito Gustavo Mendanha discursou em nome dos irmãos, Danilo e Taís, e da mãe, Sônia Melo, viúva de Léo Mendanha. “Tenho muito orgulho do meu pai, sobretudo pela imensa contribuição que ele deu para o desenvolvimento de Aparecida” disse, ao lado da esposa Mayara. “Uma justa homenagem pelo tanto que ele lutou por Aparecida. Léo foi um grande líder político, um empreendedor e um desbravador desta cidade”, acrescentou Daniel.
Estrutura
O projeto inicial para construção de uma nova sede para os vereadores de Aparecida, que trabalhavam em um espaço alugado e bastante limitado, data de 2009. Entre lançamentos de “pedras fundamentais”, escolha de novas áreas e paralisação das obras, passaram-se 15 anos.
A nova Câmara foi construída para acomodar 32 parlamentares – atualmente são 25 – além dos cinco membros da Mesa Diretora, que ficarão na parte superior do plenário. Há também uma galeria com 150 assentos para o público. As instalações do Poder Legislativo ainda têm placas solares para geração de energia limpa, além de outros itens tecnológicos e sustentáveis.
Também participaram da inauguração o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro; o deputado federal Professor Alcides; os ex-deputados federais Leandro Vilela, João Campos, Euler Morais e Chico Abreu; os ex-deputados estaduais Max Menezes e Fred Rodrigues; e o empresário e presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; além do prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva; e do ex-prefeito de Aparecida, Ademir Menezes.
Dona Laura: a benzedeira de 70 anos de carreira
CERES/CARMO DO RIO VERDE: Homem passou aperto com coco no ânus
Governo publica lista de nomes dos anistiados da Caixego
Quatro pessoas morrem em acidentes em Porangatu
Adolescente engravida a própria irmã de 12 anos
Casal morre carbonizado em acidente na Rodovia do Muquém
Vereador de Campos Verdes tenta matar amante a tiros
Padre Edilson deixa de ser padre
Mulher de ex-candidato a prefeito de Formoso morre em acidente
Homem surta, entra na igreja armado e fere fiéis durante culto