*Publicidade

Home     Notícias
CULTURA

Amor que adoece, um show de Andressa Toledo

Musicoterapeuta, cantora, compositora e palestrante, Andressa apresenta show considerado musicopsicoeducacional


Publicado em 23 Abril 2024

Da Redação

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Divulgacao
Andressa Toledo criou um método de vivência musicopsicoterapêutica sistêmica
Andressa Toledo criou um método de vivência musicopsicoterapêutica sistêmica

“Amor que Adoece = Amor que Cura” é um Show que entrega Música, Saúde e Cultura, haja vista que o repertório musical dialoga com uma vivência musicoterapêutica conduzida pela cantora, compositora e musicoterapeuta Andressa Toledo, que atua há mais de 15 anos na área de saúde mental.

Um show que, em termos acadêmicos, pode ser chamado de Show Musicopsicoeducacional, já que visa trabalhar conceitos de autocuidado da saúde mental e proporciona um espaço propício para estimular o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, peças fundamentais para o fortalecimento da saúde mental.

Porém, sob o ponto de vista cultural, é um Show Musical que traz um repertório eclético e com músicas autorais.

Em 2020, Andressa Toledo criou um método de vivência musicopsicoterapêutica sistêmica voltado para o desenvolvimento pessoal, em que, a partir de uma imersão em grupo, o aluno, individualmente, constrói a sua própria Canção Sistêmica. Como funciona? Acontecem encontros on-lines e intercalados com aulas psicoeducativas (gravadas), em que o aluno tem um espaço para, por meio de suas músicas, acessar sua história de vida pessoal e experimentar um reencontro com a dor de sua criança ferida, assim como as memórias felizes, seus amores e dissabores.

Assim, em um espaço seguro, ele (a) pode realizar trocas e receber o suporte adequado para trabalhar suas possíveis questões traumáticas, dando um novo olhar para a dor e extraindo o aprendizado que ela traz. A imersão, além de colocar luz sobre a dor e buscar um caminho de ressignificação para ela, também convida o aluno a significar a vida. O processo de construção da canção sistêmica permite ao aluno conectar-se com sua missão e com seu propósito de vida sob um olhar sistêmico, levando em consideração a existência de leis que regem as relações, e, a partir de reflexões pessoais, possibilita um caminho de elaboração aos possíveis desconfortos emocionais e o (a) impulsiona à realização de projetos pessoais, seja no campo familiar, pessoal, de casal, profissional, dentre outros. Após finalizada a Canção Sistêmica, o aluno tem a oportunidade de compartilhá-la com o mundo.

Nessa fase, questões pertinentes à exposição de sua história são trabalhadas, de forma que o aluno avalie os efeitos terapêuticos dessa partilha, e caso perceba não ser favorável, pode optar em deixá-la reservada para uso pessoal ou compartilhá-la sem correlacionar a história à sua pessoa.

 

INGRESSO? Aberto ao Público e com Vagas Limitadas

O QUE É? Show “Amor que Adoece = Amor que Cura”

COM QUEM? Andressa Toledo e Banda

ONDE? Teatro IFG, Centro de Goiânia

HORÁRIO: 20H

 

QUEM É ANDRESSA TOLEDO?

Andressa Toledo é graduada em Musicoterapia, cantora, compositora e palestrante. Especialista em Psicanálise, Psicopedagogia, Constelação Familiar, Saúde Mental e Dependência Química, e é Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em que sua pesquisa teve como foco a utilização da mesa vibroacústica para avaliar a minimização dos sintomas de ansiedade durante o tratamento em dependência química.

Como musicoterapeuta, já atua desde 2008, ou seja, há mais de 16 anos, com a saúde mental da criança, do adolescente e do adulto. Formou-se no ano de 2007 pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para ampliar a visão do adoecimento e estudar melhores formas de intervenção, fez as especializações citadas acima, o que lhe permitiu um arsenal maior de possibilidades na condução dos casos clínicos que acompanha, buscando constantemente um diálogo entre os conhecimentos apreendidos, de forma que atenda mais assertivamente à necessidade do cliente.

Como cantora, tem dois CD’s gravados, um de cunho popular, cujo álbum se chama Um Novo Sol (2006), e o outro voltado para canções que revelam um pouco mais de sua verdade e a sua forma de enxergar o mundo, intitulado Rumo à Evolução (2017). Considera os dois trabalhos como fontes de caminho para o autoconhecimento, sendo o primeiro uma experiência de suas primeiras composições (adolescência), que tinham como foco as relações amorosas e temas correlacionados, onde a busca pelo autoamor e a busca por um “amor verdadeiro” na figura do outro permeavam intrinsecamente as letras das canções que contemplaram o álbum. Já no segundo CD são apresentadas músicas que revelam a forma como a cantora passou a se posicionar diante do mundo, aceitando as suas verdades, que foram clareando a partir de sua jornada enquanto musicoterapeuta em um hospital psiquiátrico que tinha uma visão sistêmica do indivíduo e o considerava de forma integral (biopsicossocioespiritual).

Toda a sua vivência enquanto musicoterapeuta implicou a forma como a cantora passou a expressar a sua arte, visto que diversos casos clínicos em que teve contato levaram-na a refletir sobre si mesma e como sua postura diante da vida poderia conduzi-la a uma futura frustração, já que desconsiderava a sua história e, paralelo a isso, fugia daquilo que era sua essência e no que de fato acreditava.

Como palestrante, utiliza a música como meio para atingir o público ouvinte, cujos temas estão correlacionados com a saúde emocional do ser humano, entendendo-o na sua complexidade, corpo, mente e espírito, e nas suas relações intra e interpessoais.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2025 - Jornal Diário do Norte