*Publicidade

Home     Notícias

Valdeto faz balanço dos 12 meses à frente da Prefeitura

Prefeito aponta inúmeros problemas herdados de gestões passadas e diz que houve avanços no período


Publicado em 14 Janeiro 2018

Nathália Pires

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Assecom
AMAS abre Centro de Convivência do Idoso em Niquelândia. Na foto as autoridades do município com o prefeito Valdeto Ferreira na inauguração
AMAS abre Centro de Convivência do Idoso em Niquelândia. Na foto as autoridades do município com o prefeito Valdeto Ferreira na inauguração

“Foi um ano de muita luta, mas posso dizer que vencemos", disse o prefeito Valdeto Ferreira ao iniciar a entrevista, para o Jornal Diário do Norte, sobre o balanço de 12 meses de gestão frente à Prefeitura de Niquelândia. Entre os desafios, o prefeito afirma ser as contas municipais, adquiridas em vermelho, com vários bloqueios e salários atrasados. "Iniciamos o governo tentando arrumar a casa, principalmente na parte financeira. Sem dinheiro é difícil trabalhar. Então, foquei em desbloquear o FPM, Fundo de Participação dos Municípios, renegociar a dívida milionária junto ao INSS e conquistar mais verba", explicou Valdeto. Paralelo a este trabalho, de acordo com o prefeito, ele acompanhou as ações de cada secretário. "Cobrei empenho, resultados e criatividade dos gestores. Eles trabalharam com poucos recursos, então, posso dizer que eles tiveram sucesso. Mostrar trabalho sem dinheiro não é fácil, e eles fizeram isto", disse o prefeito. Valdeto ainda lembrou que sua maior dependência, em 2017, foram as folhas salariais. "Com falta de recursos, como expliquei acima, não consegui quitar o pagamento dos servidores. Mas este atraso será reparado. Até março colocarei as folhas em dia", disse o prefeito, que espera para 2018 avanços em benefícios para à população. 
O Jornal Diário do Norte procurou todas as pastas para divulgar o balanço por setoriais. Confira agora os principais avanços apontados pelos respectivos secretários em cada área. 

EDUCAÇÃO
Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Brum, os avanços em 12 meses de gestão foram as reformas de unidades educacionais, a construção de uma escola, melhorias nas dependências escolares, como a edificação de cozinha, refeitório, quadra poliesportiva e outros; aquisição de um ônibus escolar, além de parcerias voltadas para a formação dos professores e alunos.

AMAS
Com várias ações realizadas nos 12 meses, a presidente da pasta, a primeira-dama Conceição Veloso, destaca a abertura de duas unidades do CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, a abertura do Centro de Convivência do Idoso. A pasta organizou ainda por várias edições o 'Saúde em Movimento', junto com a deputada Flávia Morais, que levou atendimento médico e exames a vários locais do município. As gestantes também receberam auxilio com kits de enxovais. A AMAS esteve envolvida ainda em várias ações assistenciais como doação de cobertores, transporte de pacientes, Cadastro Único do Bolsa Família e outros.  

PLANEJAMENTO
No balanço divulgado pelosecretário de Planejamento, Valdinei Batista mostra que obras importantes foram retomadas e iniciadas com o trabalho feito pela pasta. Na área da Educação foram retomadas a construção de duas quadras poliesportiva, a edificação da escola Vila Canaã, a licitação para retomada da construção das escolas nos povoados Morro Redondo e Machadinho e o início da obra da creche no Jardim Atlântico. Somam ainda neste saldo positivo o início da pavimentação asfáltica do Colina Park; finalização da Academia da Saúde; a continuação da rede de esgoto entre outras. 

TURISMO
Em um ano da nova gestão municipal, a Secretaria de Turismo realizou ações realizadas para fomentar a área, segundo a gestora da pasta. No balanço, Ariana Renovato destacou a participação da Secretaria na atualização do Mapa Turístico de Niquelândia para inserção da cidade no Mapa Turístico de Goiás. Outro fator positivo foi o cadastramento de empreendimentos turísticos no Ministério do Turismo; fomentando a área. Em âmbito local, a pasta foi parceira na realização de eventos locais, criou o 1º Guia Turístico de Niquelândia e realizou levantamentos do trade. 

TRANSPORTE
Segundo o gestor da pasta, Wedson Chimango, benefícios chegaram de Norte a Sul do município. Mais de 40 regiões receberam patrolamento e cascalhamento. Mais de 10 tiveram acesso ou estrada construídos. As balsas também receberam melhorias, o que tem garantido a passagem segura de moradores. Cerca de 15 pontes foram reformadas ou reconstruídas. A secretaria também esteve presente em mutirões e deu apoio de maquinário em várias pastas, como Urbanismo, Saúde, Educação e Agricultura. 

SAÚDE
Para a gestora da Saúde, Erika Spíndola, o balanço foi positivo, principalmente porque conseguiram manter as unidades em funcionamento pleno. A gestão anterior repassou várias unidades fechadas e sem profissionais. Ao todo, foram mais de 100 mil atendimentos, somados consultas, exames, cirurgias e atendimentos de emergência, em um ano, segundo a secretária. A gestão também realizou reparos no Hospital Municipal, reabriu quatro postos de saúde, adquiriu novos aparelhos, além da contratação de profissionais. 

ESPORTE
A Superintendência de Esportes idealizou e criou a Copa São José de futebol de. O Torneio do Trabalhador, que chegou na 30ª edição, também contou com a organização do atual governo. Além destas competições, a gestão apoiou a Liga Norte de Futsal, a Copa dos Campeões e a Super Liga do Norte. A gestão municipal, por meio do gestor Aurion Viana, foi parceria ainda no curso oferecido a árbitros e assistentes. A reforma do Ginásio de Esportes Teófilo Jose Taveira também entrou no balanço de ações positivas. 
Urbanismo 
Segundo o secretário de Urbanismo, Wendel Vitor, em cada mês de 2017, a equipe recolheu cerca de 800 toneladas de lixo. Cerca de 5 mil m2 de vias foram varridas, por mês. A pasta realizou mais de 250 podas de árvores mensalmente. Todo o mato da cidade foi roçado no ano passado, incluindo lotes públicos, privados, praças e outros. Houve reposição de lâmpadas e manutenção na iluminação em todos os bairros de Niquelândia e povoados. Os bairros sem pavimentação foram patrolados. A operação 'tapa buraco' chegou em 10 edições, percorrendo vários setores.  

CULTURA
Entre as primeiras atividades da Secretaria de Cultura está o Festival Raízes, que relembrou as tradições locais dos anos 60 e 70. Outro fator importante, que consta no balanço na gestora Ana Mathilde, foi o apoio dado as festas tradicionais de Niquelândia, como as Congadas, Santa Efigênia e outras. O projeto 'Pintando e Bordando o Cerrado', que capacita mulheres, em parceria com o SENAR para pintar panos, fazer doces e outras artes, também foi desenvolvido. 

RECURSOS INSTITUCIONAIS
Uma das ações de destaque da pasta, gerida por Leila Soares, foi a chegada do projeto 'Minha Casa Minha Vida', que não é visto pelos cidadãos há vários anos. Partiu da secretaria também a fomentação de cursos profissionalizantes, com a instalação do COTEC, Colégio Tecnológico do Estado de Goiás, e cursos do PRONATEC. Outra ação relevante foi a conquista de emendas junto a parlamentares. Os deputados federais Marcos Abrão, delegado Waldir Soares e Pedro Chaves, enviaram para o município R$ 900 mil reais. O recurso foi destinado a Secretaria de Saúde e a compra de um caminhão de lixo, que será entregue neste ano. 

PROCURADORA MUNICIPAL
Frente a pasta está Keila Rosa, que informou as ações ligadas ao Judiciário. Entre os trabalhos de 2017, o desbloqueio das contas municipais, já que os antigos gestores deixaram pendências. 122 ações administrativas ligadas as Justiças do Trabalho, Federal e  Cível, além do Ministério Público Estadual e Federal foram realizadas. 338 defesas foram proferidas. A procuradoria participou de mais de 40 audiências, entre outras ações desenvolvidas com empenho, de acordo com a Procuradora Geral do Município, para o andamento dos servidos municipais. 

GOVERNO
Entre os destaques da pasta, está a criação da Junta Militar em Niquelândia. Partiu do Governo também o envio de mais de 40 projetos enviados do executivo para o legislativo. A secretária da pasta, Carmem Lúcia, que assumiu há dois meses o posto, fez um balanço positivo das ações e espera apresentar resultados satisfatórios em 2018. 

AGRICULTURA
Entre as ações de destaque da pasta está o aprendizado. Dentro do Projeto 'Semear', jovens de assentamentos do município recebem qualificação no Instituto Tiradentes. O projeto da Lavoura Comunitária também começou a ser desenvolvido. A Prefeitura fechou apoio com o Grupo VPJ, especialista em criação e abate de cordeiros, para a produção e venda do animal no município. A secretaria de Agricultura tem incentivado ainda a criação de aves, com objetivo de fomentar a produção de frangos e ovos.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte