(62) 3626-6872
Home     Notícias
SANEAMENTO BÁSICO

Uruaçu sedia 1ª Oficina de Capacitação do "Sanear Goiás"


Publicado em 01 Outubro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Autoridades e agentes presentes no evento sobre saneamento básico realizado na cidade de Uruaçu
Autoridades e agentes presentes no evento sobre saneamento básico realizado na cidade de Uruaçu

A cidade de Uruaçu recebeu na segunda-feira (25) diversas autoridades regionais e estaduais que participaram da 1ª Oficina de Capacitação do Projeto "Sanear Goiás", evento que aconteceu no auditório do Campus do IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás. O treinamento foi direcionado aos técnicos das áreas de Saneamento Básico e Meio Ambiente dos 13 municípios que fazem parte do polo regional de Uruaçu: Água Fria de Goiás, Campos Verdes, Formoso, Hidrolina, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Padre Bernardo, Porangatu, Santa Isabel, Santa Tereza de Goiás e Vila Propício.
Entre as autoridades, estiveram presentes na solenidade de abertura do evento: a superintendente estadual da Funasa, Márcia Freire Coutinho; o diretor executivo do IFG, professor Adelino Candido Pimenta; que na ocasião representou o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva; o diretor geral do Câmpus do IFG/Uruaçu, o professor Leonne Borges Evangelista; o prefeito de Hidrolina, Osvaldo Moreira Vaz, conhecido como Zazá Eloi; o vice-prefeito de Uruaçu, Juarez Fernandes Lourindo; e o secretário de Meio Ambiente do município, Charles Dias Alencar.
O projeto "Sanear Cidades" é uma parceria que alinha a excelência no ensino técnico e tecnológico do IFG à longa experiência com ações de saneamento da Funasa, a fim de contribuir com o desenvolvimento, cujo Termo de Execução Descentralizada firmado entre as duas instituições foi assinado em dezembro de 2014.
Antes de iniciar as palestras da oficina, as autoridades em suas mensagens destacaram a importância da parceria firmada entre a Funasa e o IFG para ajudar os municípios na composição e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, conforme previsto em lei federal. 
A superintendente estadual da Funasa, Márcia Freire explicou que o projeto "Sanear Cidades" é fruto de uma parceria importante e de um potencial transformador capaz de garantir mudanças significativas na qualidade de vida das comunidades, uma vez que colocadas em prática as ações e elaborado o Plano Municipal de Saneamento Básico o município terá mais facilidade para conseguir as verbas federais e estaduais necessárias para investimentos em suas prioridades.
"Apresentando os planos realizados e com o planejamento adequado, há grande possibilidade de coletar recursos junto à Funasa", comenta Márcia Freire.
Segundo o professor Adelino Candido Pimenta, o projeto "Sanear Goiás" é um excelente exemplo de políticas públicas envolvendo a administração pública, a comunidade e a iniciativa privada.
A 1ª Oficina de Capacitação terminou na sexta-feira (29), porém o curso de capacitação dos agentes de Saneamento Básico e Meio Ambiente "Sanear Goiás" deverá se estender pelos próximos nove meses, conforme explicou Márcia Freire. Durante a primeira semana de treinamento, foram discutidas questões teóricas e práticas do Plano de Mobilização Social, com foco nos aspectos técnicos e sociais que deverão compor o diagnóstico do Saneamento Básico nos municípios da Região Norte de Goiás.
 

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção