*Publicidade

Home     Notícias
CAVALCANTE

UFG confirma parceria com prefeitura

Ação do prefeito Josias garante apoio às comunidades dos Kalungas no município


Publicado em 01 Outubro 2011

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

ASCOM/UFG
O reitor da UFG, Edward Madureira, discursa em Cavalcante ao lado do prefeito Josias: parcerias
O reitor da UFG, Edward Madureira, discursa em Cavalcante ao lado do prefeito Josias: parcerias

A Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com mais nove unidades acadêmicas da instituição e com a Prefeitura de Cavalcante, realizou no sábado (24) a primeira ação do Projeto Kalunga Cidadão, na comunidade quilombola do Engenho II, a 25 quilômetros da área central do município administrado pelo prefeito Josias Magalhães Costa Sobrinho (PTN). Aproximadamente 80 membros da UFG (entre alunos, professores e servidores) participaram do projeto de extensão comunitário oferecido pelos acadêmicos, objetivando melhorar as condições de vida dos que ainda habitam áreas do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no Nordeste do Estado. Na região da Chapada dos Veadeiros, essas comunidades estão concentradas também em Teresina de Goiás e em Monte Alegre de Goiás, representando a continuidade de povos que encontraram refúgio nesses locais, para resistiram à escravidão.
Naquele dia, a UFG ofereceu serviços variados como exames oftalmológicos; consultoria com advogados acerca de problemas latifundiários (por conta de posseiros que invadem ilegalmente as terras kalungas); vacinação de cães e gatos; oficinas sobre higiene bucal (com estudantes de odontologia) dentre outros benefícios. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, esteve pessoalmente em Cavalcante e garantiu que a instituição pretende estar presente na comunidade Kalunga de maneira definitiva, contribuindo para o seu crescimento e da própria universidade. Além de Edward, participaram do lançamento do Projeto Kalunga Cidadão em Cavalcante a veterinária Maria Clorinda Soares Fioravanti, diretora da EVZ da instituição; além de vereadores, secretários municipais e diversas autoridades do município.

JOSIAS AGRADECE PARCERIA COM UFG
“Essa ação foi um ato de cidadania imensurável que deixou bem claro quais os papéis do governo federal, do governo do Estado e do município, em prol da nossa comunidade kalunga. Mal tenho palavras para descrever a importância desse trabalho da universidade no Engenho II, pois se não houver esse entendimento de que é preciso trabalhar em parceria, a construção do nosso município não vai adiante. Nós já temos alguns convênios assinados com a UFG, nas áreas de artes, artesanato e fitoterapia. Futuramente, quem sabe, talvez possamos estar fabricando pomadas aqui em Cavalcante, mesclando o saber popular com o conhecimento científico. Tenho certeza de que, com o apoio da UFG, vamos crescer muito nessa área”, comentou o prefeito de Cavalcante.
Com informações da ASCOM/UFG

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte