(62) 3626-6872
Home     Notícias

Trombas faz parceria em prol da vida

Prefeitura faz campanha para moradores doarem sangue cujo estoque fica em baixa no período das festas de carnaval


Publicado em 05 Fevereiro 2018

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Ascom
Servidores que trabalharam na campanha para doação de sangue: estoques ficam em baixa no carnaval
Servidores que trabalharam na campanha para doação de sangue: estoques ficam em baixa no carnaval

Uma importante parceria foi firmada na semana passada entre a UCT - Unidade de Coleta de Transfusão de Porangatu (Hemocentro) e a Prefeitura de Trombas, por intermédio da Secretaria de Saúde do município, quando na quarta-feira (31 de janeiro), a cidade realizou uma das etapas itinerantes da campanha de doação de sangue denominada "Sangue Bom". A inciativa da UCT é recompor o estoque de sangue da unidade, pois o baixo nível se torna preocupante, principalmente em razão do feriado de carnaval que se aproxima, período no qual sempre aumenta significativamente os procedimentos transfusionais.  
Durante a campanha que aconteceu no PSF - Posto de Saúde da Família Dr. Francisco Cláudio Montenegro, foram arrecadadas 65 bolsas de sangue de 450 ml. Secretários do município, professores, estudantes, trabalhadores rurais e donas de casa procuraram o posto de atendimento de forma voluntária para fazer a doação. Na ocasião, os profissionais de saúde aproveitaram para realizar também testes de glicemia e aferir a pressão arterial dos doadores. Esta foi a primeira vez que o município na atual gestão sediou uma etapa da campanha do Hemocentro de Porangatu.
De acordo com a coordenadora da UCT, a biomédica Adriana Oliveira Rocha, em razão da pequena quantidade de doadores cadastrados no sistema e que estão regularmente ativos, o município de Porangatu sozinho não consegue atender a demanda da região e por este motivo a participação dos demais municípios nas campanhas volantes é de fundamental importância para garantir o nível satisfatório do estoque de bolsas de sangue dos diversos tipos sanguíneos na unidade.
Ela agradeceu aos doadores e aos profissionais de saúde de Trombas, e ressaltou a atenção diferenciada que a secretária de Saúde, Silvia Heliene Nunes da Silva, teve com a equipe volante do hemocentro. Segundo a coordenadora Adriana, a UCT atende a 13 municípios da Região Norte, além de uma AT - Agência Transfusional em Minaçu e uma Clínica de Hemodiálise em Porangatu e para suprir a demanda mensal são necessárias aproximadamente 120 bolsas de sangue.
Para se tornar um doador de sangue é preciso tem acima de 16 anos e menos de 67, não ser portador de doenças crônicas e ou sexualmente transmissíveis, pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Outras exigências podem ser conferidas por meio do telefone 62-3362-5085 ou na UCT de Porangatu situada na Rua 4, no bairro Planalto. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11 da manhã e de uma às 5 da tarde.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção