(62) 3626-6872
Home     Notícias
CERES

TCM faz encontro e discute capacitação e gestão de qualidade


Publicado em 15 Maio 2017

Juvenal Junior

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Prefeito Rafaell Melo durante encontro do TCM em Ceres: orientações para evitar problemas com as contas
Prefeito Rafaell Melo durante encontro do TCM em Ceres: orientações para evitar problemas com as contas

A cidade de Ceres recebeu, durante todo o dia na terça-feira (9), o 3º Encontro Técnico Regional de Contas dos Municípios de 2017, com o tema "Capacitando para uma gestão de qualidade". Na ocasião estiveram presentes prefeitos, vereadores, gestores e servidores públicos de 50 municípios que compõem a 4ª região e o evento também contou com o diretor da regional, conselheiro Nilo Resende, e o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro. Para promover essa ação preventiva e educativa, o tribunal conta com a parceria da Prefeitura de Ceres e da Câmara Municipal.
O encontro em Ceres faz parte do conjunto de ações preventivas e educativas do tribunal e visam capacitar os gestores municipais para uma gestão de qualidade. Entre as pautas abordadas, os gestores puderam discutir matérias específicas como licitações e contratos, contratação de pessoal, a questão do décimo terceiro salário para agentes políticos como a terceirização de serviço de limpeza urbana e também os instrumentos e planejamentos.
Segundo o presidente do TCM, Joaquim de Castro, o encontro teve o objetivo capacitar os gestores municipais nos aspectos técnico e jurídico para garantir a boa aplicação do dinheiro público. O encontro foi aberto a toda a população, que lotou o auditório de uma faculdade, onde foi realizado o evento. Dentro das palestras que foram abordadas, destaque para "Instrumentos de Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA)". Houve também palestras como "Municipalização do Trânsito", "Elementos Indispensáveis aos Projetos e Orçamentos Básicos de Serviços de Limpeza Urbana", "Contratação Direta e a Problemática da Transição de Mandatos" e "Contratação Temporária e Cargos em Comissão-Exceções Constitucionais",
O Presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves, que também é prefeito de Campos Verdes, ressaltou o novo foco do Tribunal de Contas dos Municípios "que é na qualificação, na orientação e não só na punição". Haroldo falou que há um entendimento claro da boa vontade e da boa-fé dos prefeitos em melhorar e qualificar a gestão. "O TCM está com essa parceria com as entidades municipalistas para proporcionar qualificação aos prefeitos e prefeitas", disse.
  Haroldo comentou o que o Tribunal de Contas tem percebido que mais de 90% dos erros dos balancetes, são erros técnicos. "Não são erros de má fé, e essa qualificação é exatamente para evitar os erros, e que os prefeitos possam ter uma gestão exitosa".
 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção