(62) 3626-6872
Home     Notícias
NOVA CRIXÁS

Sistema de captação de água passa por ampliação

Para evitar problemas no fornecimento de água na cidade, prefeitura e Saneago ampliam o sistema


Publicado em 05 Novembro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Gilmar Dylloin
Local onde a Saneago faz a captação de água para tratamento e distribuição
Local onde a Saneago faz a captação de água para tratamento e distribuição

A Saneago - Companhia de Saneamento de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Nova Crixás, está realizando uma importante ampliação no sistema de captação de água tratada que abastece a população da cidade. O objetivo é aumentar a capacidade de armazenamento e captação e desta forma evitar que em 2018 a comunidade sofra novamente com a falta de água, a exemplo do que aconteceu nos últimos meses deste ano, conforme explicou o gerente do Distrito da companhia no município Manoel Francisco.
A obra está sendo possível graças ao envolvimento das duas instituições e neste sentido a prefeitura, através do prefeito Ailton José Barreto, o Barretinho (DEM), se empenhou ao máximo indo em busca de recursos e da celebração da parceria junto aos gestores da Saneago. "Fizemos um trabalho ali que nunca havia sido feito antes e já percebemos que o nível de água subiu bastante e, com certeza, para o ano que vem o risco de sofrer com a falta de água será bem menor. Temos a satisfação de contar sempre com o respaldo do deputado estadual José Vitti e juntos fomos à Saneago levar nossas reivindicações e, graças a este apoio, fomos prontamente atendidos também com a perfuração de mais dois poços artesianos e com isso foi possível aumentar a vazão em aproximadamente 50 mil litros de água para abastecimento de nossa cidade e hoje temos um sistema ampliado", explicou o prefeito Barretinho.
Além da ampliação da bacia de captação, foi feita uma limpeza criteriosa no local, de onde a equipe retirou toda vegetação morta que existia no reservatório, tendo em vista que quando o mato entrava em estado de decomposição sempre dificultava o processo de tratamento d'água adotado pela Saneago.
"Devido ao apodrecimento da vegetação, em determinado período a água ficava escura e os produtos que usamos para fazer o tratamento não conseguiam devolver à água a coloração padrão nos índices de qualidade estabelecidos. A partir destas ações que estamos desenvolvendo, aí  sim será possível atender a comunidade da forma como ela merece e precisa ser atendida", explicou o gerente Manoel Francisco.
O próximo passo agora, também de acordo com informações do gestor local da Saneago, será desenvolver um trabalho de reflorestamento a fim de recuperar a mata ciliar desde as nascentes até a bacia de captação d'água. O projeto, assim como a viabilidade da ação já está sendo discutido por técnicos e gestores das duas instituições.
O gerente Manoel Francisco em nome da Saneago agradeceu por todo apoio recebido da Prefeitura de Nova Crixás nas pessoas do prefeito Barretinho e do secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Claudivino Viana.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção