*Publicidade

Home     Notícias
NIQUELÂNDIA

São Cottolengo vai doar equipamentos


Publicado em 26 Abril 2009

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Gracilene Batista busca apoio da Vila São Cottolengo, em Trindade
Gracilene Batista busca apoio da Vila São Cottolengo, em Trindade
Portadores dos mais variados tipos de deficiência física, de Niquelândia e de Colinas do Sul, vão receber, em junho, equipamentos doados pelo Hospital Vila São Cottolengo, de Trindade. Trata-se da ação itinerante do Programa Reabilitar, que já beneficiou mais de 50 cidades do interior goiano, com  recursos do Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania de Niquelândia, Gracilene Batista, a cidade está sendo contemplada pelo programa pela segunda vez. Na próxima distribuição, 132 niquelandenses vão deixar para trás boa parte de suas limitações físicas, geralmente causadas por acidentes graves; e pelo chamado Acidente Vascular Cerebral (AVC, mais conhecido com derrame). Entre os moradores de Colinas do Sul, 23 pessoas serão beneficiadas pela ação, totalizando 156 beneficiários.
Na oportunidade, informou Gracilene, serão repassadas cadeiras de rodas (para paraplégicos e tetraplégicos), cadeiras higiênicas (de banho), órteses (dispositivos ortopédicos de uso externo, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo), andadores; pares de muletas, calçados terapêuticos e próteses.
A primeira distribuição do hospital de Trindade em Niquelândia ocorreu em 2006, ano em que o prefeito Ronan Rosa Batista (PTB) assumiu a chefia do Poder Executivo. Ao todo, Gracilene estima que serão entregues 300 equipamentos.  Segundo a secretária, é comum que um único paciente receba uma cadeira de rodas e outra de banho, por exemplo. Os equipamentos estão sendo feitos sob medida, de acordo com a necessidade de cada paciente.
Fisioterapeutas da Vila São Cottolengo já estiveram em Niquelândia no final de março para fazer esse prévio levantamento. Por ocasião da entrega, uma equipe multidisciplinar da instituição estará na cidade para verificar se o material produzido ficou adequado aos levantamentos feitos na triagem inicial. Caso algo esteja em desacordo, o trabalho será refeito.
"Essa parceria com a Vila São Cottolengo é uma integração entre as nossas secretarias de Saúde e de Assistência Social. Os pedidos mais freqüentes são mesmo de cadeiras de rodas, mas o projeto não para com essa entrega. Eles (a equipe de Trindade) estarão vindo sempre a Niquelândia, pois trata-se de uma ação conjunta a longo prazo, para atender o maior número possível de pessoas portadoras de necessidades especiais", explicou Gracilene.
Euclides Oliveira

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte