(62) 3626-6872
Home     Notícias
PORANGATU

Saneamento universalizado

Presidente da Saneago, Jalles Fontoura, promete 100% de água tratada e diz que pode universalizar serviço de coleta e tratamento de esgoto


Publicado em 23 Abril 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Visita das autoridades à unidade Elevatória do Sistema de Esgotamento Sanitário de Porangatu: universalizar
Visita das autoridades à unidade Elevatória do Sistema de Esgotamento Sanitário de Porangatu: universalizar

O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, esteve na cidade de Porangatu na terça-feira (18), acompanhado do diretor de produção Marco Túlio e do superintendente da área operacional no interior, Fausto Batista, para uma vista técnica às instalações do sistema de água tratada do município e também às obras de implantação da rede de esgoto da cidade. A comitiva foi recepcionada no aeroporto local pelo prefeito Pedro Fernandes e por secretários municipais. O gerente regional Paulo Resende também participou da visita técnica.
As equipes de gestores estiveram no local onde está sendo construída a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, na unidade elevatória da rede de tratamento, no reservatório de água que abastece a cidade, visitaram uma unidade de extensão recém-construída no bairro Jardim Brasília e, por fim, se reuniram na sede regional, onde foram discutidas estratégias da empresa com a finalidade de promover melhorias nos serviços de saneamento básico do município.
Esta foi a primeira visita de Jalles Fontoura depois que ele assumiu a presidência da estatal em fevereiro deste ano. O presidente que já foi deputado federal, estadual, secretário da Fazenda e também prefeito de Goianésia, disse que a unidade regional da Saneago de Porangatu é uma das principais do Estado e explicou que as obras que anteriormente se encontravam paralisadas já foram retomadas, isto com o apoio do prefeito Pedro Fernandes.
"A visita a Porangatu é para discutir com a regência regional e com as autoridades políticas as questões relacionadas aos serviços realizados pela Saneago no fornecimento de água tratada e tratamento de esgoto. Temos já que nos preocupar com o período de estiagem que deve começar nos próximos meses. E outra questão a qual nós viemos tratar diz respeito à conclusão da obra do Sistema de Esgoto, tendo em vista que as obras já foram reiniciadas e vão ter continuidade até a inauguração. Será um belíssimo sistema, muito bem montado e o relevo da cidade ajuda muito, então temos que fazer um serviço de boa qualidade visando proporcionar uma melhor qualidade de vida à população", prometeu Jalles.
Jalles comentou a importância da cidade de Porangatu no contexto estadual, citou o ganho ambiental que a comunidade terá com a efetivação da rede de esgoto sanitário e chegou a prever data para conclusão da obra.
"Porangatu é a Capital do Norte, tem sua importância por se tratar de pólo regional, contexto de administração e político e ainda por fazer fronteira com o vizinho Estado do Tocantins e assim se posicionando como uma cidade de referência para Goiás, e a dobradinha aqui com o prefeito Pedro Fernandes e o Paulo tem funcionado muito bem, com estes investimentos iremos garantir a universalização do Sistema de Esgotamento Sanitário no município dando a Porangatu um índice de atendimento a imóveis superior à média do Estado. A questão da água tratada está bem encaminhada aqui em Porangatu e em relação ao Sistema de Esgoto Sanitário estamos entrando na reta final, a empresa que foi contratada tem autorização para conduzir os trabalhos até a conclusão da obra. São mais de 100 quilômetros de rede de esgoto que vão ser feitos agora. As lagoas facultativas que tratam do esgoto já estão prontas e a inauguração está prevista para acontecer em 2.018", assegurou o presidente Jalles.
O prefeito Pedro Fernandes demonstrou muito otimismo com a previsão de uma obra tão importante para melhoria da qualidade de vida da população ser concluída na gestão dele e explicou que a prioridade será atender primeiro o eixo estrutural da cidade que compreende a Avenida Adelino Américo de Azevedo, conhecida como Avenida Federal.
"Nossa intenção é dar melhores condições em relação à infraestrutura nesta avenida, pois assim haverá possibilidade dos investidores construírem grandes prédios no setor comercial. Este será apenas o começo, tendo em vista que nós já temos 25% de redes de esgoto concluídos, que brevemente serão colocados em operação, e a empresa estará dando continuidade à obra, pois a meta é atender todos os bairros da cidade. Também temos um aporte financeiro no valor de R$ 7 milhões conseguidos junto à Funasa - Fundação Nacional da Saúde e que deverão ser utilizados na conclusão do sistema", afirmou Pedro Fernandes.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção