*Publicidade

Home     Notícias
niquelândia

Ronan, a vitória da superação

De vice-prefeito a prefeito num processo conturbado e diversos afastamentos, prefeito toma posse e promete quatro anos de muito desenvolvimento e investimentos que vão mudar história do município


Publicado em 17 Janeiro 2009

Euclides Oliveira - Niquelândia

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides Oliveira
Ronan Batista, de Niquelândia, confirma sua força política para mais um mandato e ainda elege presidente da Câmara
Ronan Batista, de Niquelândia, confirma sua força política para mais um mandato e ainda elege presidente da Câmara
O prefeito de Niquelândia, Ronan Rosa Batista (PTB), não segurou a emoção ao passar pela multidão que lotou o ginásio de esportes da cidade na cerimônia de sua posse, na manhã da última quinta-feira (1º). Ex-presidente da Câmara e vereador mais votado em outubro, Wilson da Silva Rocha Vidal, o Rochinha (PR), conduziu a sessão solene que empossou Ronan, o vice-prefeito José Antonio da Caixa e os nove vereadores do município.
"Obrigado, Senhor. É seu", bradou Ronan, de olhos marejados, ao caminhar pelo corredor do ginásio com as mãos levantadas, ladeado pela primeira-dama Gracilene Batista, para mostrar o diploma da Justiça Eleitoral. Antes de iniciar o seu discurso, Ronan quebrou o protocolo e empunhou uma grande bandeira de sua vitoriosa campanha, entregue por um correligionário.
Antes de começar a discursar, Ronan chamou José Antonio. Não desgrudou um minuto sequer de seu vice e ratificou a união de ambos para suprir as necessidades da população de Niquelândia, pelos próximos quatro anos. Classificou José Antonio de "amigo, irmão e conselheiro". Disse que o novo vice-prefeito da cidade, cargo que ficou vago nos últimos três anos e meio, é homem de sua total confiança.
Ronan também agradeceu eleitorado do município, pelos quase 10 mil votos que recebeu nas últimas eleições, o empenho de secretários e assessores durante a campanha, e lembrou da infância pobre na Vila Mutirão, bairro da periferia de Niquelândia.
"Quero que todos meus secretários se preparem para trabalhar muito por esse povo e mudar a história de Niquelândia, pois irão conhecer outro Ronan. Estou turbinado, com muita garra e muita vontade, pois agora não sou mais o vice. Não entro aqui (na prefeitura) de paletó e gravata, mas para colocar a mão na terra e fazer dessa cidade uma referência para o Estado de Goiás", afirmou o prefeito reeleito.
O ex-caminhoneiro assumiu a prefeitura em 4 de janeiro de 2006. Na ocasião, Ronan Batista era vice-prefeito do então prefeito Joaquim Tomaz de Aquino (PSDB), com quem formou chapa nas eleições de 2004. Afastado do cargo por improbidade administrativa, Joaquim Tomaz morreu no ano passado. Durante três anos, travou com Ronan uma verdadeira batalha judicial para retomar o mandato, sem sucesso.
"Estou me despedindo, agora, do vice Ronan. Olho para trás e não me arrependo. Não tenho raiva de ninguém. Minha esposa, Gracilene, que é o meu porto seguro, esteve comigo em todos os meus momentos difíceis. Perdoei a todos (seus desafetos) e agora quero que essas pessoas venham me ajudar a governar este município", disse Ronan.
Por ocasião da posse, Ronan não anunciou alterações nos nomes de seu secretariado. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, o novo vice-prefeito de Niquelândia disse que protocolou pedido para não receber salários da instituição financeira e ter mais tempo de auxiliar Ronan na administração da cidade. À noite, as comemorações pela posse de Ronan foram marcadas por um show da dupla João Neto e Frederico.

Meio Quilo é o novo presidente da Câmara de Niquelândia

Eleito em outubro para seu terceiro mandato como vereador, Adélio Antonio de Brito (PR), o Meio Quilo, é o novo presidente da Câmara Municipal de Niquelândia. O nome dele para comandar o Legislativo niquelandense no biênio 2009-2010 foi ratificado em sessão extraordinária realizada na tarde de quinta-feira (1). Meio Quilo vai suceder o vereador Wilson da Silva Rocha Vidal, o Rochinha (PR), na condução dos trabalhos da casa de leis.
No início de 2008, Meio Quilo era vice-presidente da Câmara e viu frustrada sua vontade de assumir a casa, quando o Regimento Interno foi modificado para prorrogar o mandato de Rochinha e alterar de um para dois anos o tempo de atuação da Mesa Diretora.
Além de Meio Quilo, a Mesa será composta pelos vereadores Neira Matos Ribeiro Araújo (vice-presidente/PDT), Raphael Antonio de Lima e Souza, o Rafael da Casa de Apoio (primeiro-secretário/PTB), João Vicente Gomes Filho, o Joãozinho Pernambuco (segundo-secretário/PPS) e Benedito Ferreira França, o Dito da Balsa (primeiro-suplente/PHS).
Os cinco integram a bancada de sustentação a Ronan na Câmara Municipal. Rochinha e os vereadores novatos Weder Chimango Dias de Oliveira, o Denguinho (PMDB), Itamar Teixeira Fernandes (PV) e Carlos Antonio Ribeiro da Silva (PSC), o Carlos da Ambulância, farão oposição ao Poder Executivo. Neira Matos será o vereador mais antigo em atividade em Niquelândia. O parlamentar do PDT conseguiu seu quarto mandato, em outubro.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte