*Publicidade

Home     Notícias
NIQUELÂNDIA

Romaria do Muquém reúne milhares

Celebração de fé católica no Norte do Estado completa 264 edições: religiosidade e devoção


Publicado em 11 Agosto 2012

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Fiéis diante da imagem de Nossa Senhora da Abadia, antes da saída da peregrinação ao Muquém
Fiéis diante da imagem de Nossa Senhora da Abadia, antes da saída da peregrinação ao Muquém
As ruas próximas à Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na região central de Niquelândia, tiveram de ser interditadas com o apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros para a missa-solene que marcou o início da 264ª Romaria do Muquém, no final da tarde do domingo (5). Autoridades e uma grande multidão de fiéis acompanharam a saída da imagem da santa em procissão pela Avenida Brasil - o principal corredor comercial da cidade - que foi carregada nos ombros num andor decorado com flores por devotados fiéis durante longos 45 quilômetros, pela GO-237 (Rodovia da Fé) até a chegada ao Santuário do Muquém, por volta das 6h30 da segunda-feira (6). Nesse local, a imagem foi recepcionada em missa celebrada pelo reitor do Santuário, padre Aldenir Franzin. Ainda no domingo, a missa de abertura da romaria foi presidida pelos padres Edílson José dos Santos (o pároco da igreja); e Wolney Alves de Oliveira (da Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Atlântico); Crésio Rodrigues da Silva (da Paróquia São Sebastião/Uruaçu, em rápido intervalo de férias no Brasil após cursos de aperfeiçoamento teológico no exterior); e pelo frei Fernando Araújo (vigário paroquial da Igreja Matriz de São José). Convalescendo de uma cirurgia no ouvido, o bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, não esteve em Niquelândia no último final de semana.  A previsão é que o bispo deve participar do grandioso evento apenas nos três últimos dias da intensa movimentação da Igreja Católica no Norte do Estado.
"Jesus nasceu de uma mulher chamada Maria a quem aqui, em terras goianas, nos chamamos de Mãe da Abadia. É por ela que o nosso coração palpita mais forte, quando nossos olhares se cruzam com essa imagem pequena, porém forte, que se encontra entre nós. A Igreja está aí, como palavra encarnada de Cristo, nos chama a escutar a voz do Senhor nesses tempos difíceis. Tempos de intempéries para a fé do homem e da mulher que crêem. Tempos de insensibilidade, de cultura de morte, com leis que aproximam da morte a criança no ventre. Eu me refiro, é claro, ao aborto. E a igreja não pode se omitir nessa luta pelos valores da vida e da família, por uma sociedade mais ética. Estamos nos aproximando de mais um período de eleições e precisamos de candidatos com olhar cristão, que respeitem os compromissos com a vida", disse o religioso, durante sua pregação. 
Ao final da missa, padre Edílson reforçou sua preocupação com o período eleitoral em Niquelândia. Segundo ele, a Igreja Católica não poderia omitir-se de dar esse recado. Ele destacou ser necessário que os cinco candidatos a prefeito da cidade entendam que o município precisa ter homens públicos e mulheres públicas com espírito cristão e autoridade ética - "o grande clamor da política nacional", nas palavras dele - num eventual governo entre 2013 e 2016. Nos dez dias de romaria, a expectativa da Igreja Católica é reunir 250 mil pessoas até o feriado religioso da quarta-feira (15), o ponto alto da romaria. Neste ano, o tema central é "A Devoção a Nossa Senhora da Abadia de Muquém Evangelizando Todos os Povos". 
Ainda no domingo - entre 19 e 22 horas -  a reportagem do DN acompanhou a movimentação dos peregrinos num trecho de 25 quilômetros (a metade do caminho) da Rodovia da Fé onde três pontos de apoio foram montados para atender os romeiros, com estruturas distintas: das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social da Prefeitura de Niquelândia; da Organização das Voluntárias de Goiás (a OVG, do Governo do Estado, no trevo de Colinas do Sul); e da Votorantim Metais (que funcionou por 12 horas ininterruptas, desde às 17 horas do domingo até às 5 horas da segunda-feira). Segundo o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da mineradora, Walter Silveira, cerca de 6.000 romeiros foram atendidos pelo ponto de apoio da multinacional naquela noite. Uma equipe de 30 voluntários - devidamente treinados - ofertaram massagens terapêuticas, alongamentos; e também aferindo a pressão arterial dos romeiros que caminhavam por horas a fio (disponibilizando água, frutas, barras de cereais; e soro hidratante).  "Para nós, da Votorantim, é muito gratificante poder mostrar também esse lado social da empresa. Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão especial como essa", comentou Walter.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte