(62) 3626-6872
Home     Notícias
URUAÇU

Residencial Quilombola quase pronto

Moradias construídas com recursos do Governo do Estado e da União devem ser entregues às famílias no próximo ano


Publicado em 11 Dezembro 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Luiz Stival, Valmir Pedro e autoridades na visita às moradias que serão entregues às famílias quilombolas
Luiz Stival, Valmir Pedro e autoridades na visita às moradias que serão entregues às famílias quilombolas

O presidente da Agehab, Luiz Stival, juntamente com o prefeito eleito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB), realizaram na manhã de sábado (10) uma visita técnica ao canteiro de obras do Residencial Quilombola João Borges Vieira. No local estão sendo construídas 150 moradias paras as famílias remanescentes Quilombolas. O investimento do Estado de Goiás no residencial por meio do programa "Cheque Mais Moradia" é de mais de R$ 3 milhões. O investimento total incluindo os recursos federais é da ordem de aproximadamente R$ 11 milhões.
A obra foi um pedido da Associação Quilombola junto ao Fundo de Desenvolvimento Social, tendo como parceira a Caixa Econômica Federal, empreendimento que está sendo executado pela Construtora Excel. As casas, conforme afirmou Luiz Stival, são de alto padrão de qualidade e se trata do primeiro projeto na modalidade (exclusivamente para atender famílias Quilombolas) a ser contratado em parceria com o Estado de Goiás no ano de 2016.
A presidente da Associação da Comunidade Quilombola Urbana João Borges Vieira, Domingas Gouveia de Carvalho, lembrou que a iniciativa de construir as casas nasceu na presidência do então presidente da Agehab e hoje deputado federal Marcos Abrão, empreendimento que está sendo concluído pelo atual presidente Luiz Stival. Domingas agradeceu o empenho do atual gestor e disse que as moradias darão mais dignidade às famílias. Para a presidente da Associação, o sucesso da obra se deve ao grande número de parceiros, ajuda esta que está tornando possível a realização dos sonhos dos beneficiários, o de ter um lugar para morar.
"Para as famílias quilombolas, este é um momento histórico porque é um projeto que está sendo sonhado por todos. Muito importante para nós hoje a presença do presidente Luiz Stival aqui, representando o governo do Estado, este nosso grande parceiro que já tem muito nos ajudando dando moradias dignas para a nossa comunidade. Como foi falado, as famílias já foram atendidas com o Cheque Reforma e agora estamos entregando estas lindas casas para mais este grupo. Para mim é muito prazeroso ver este empreendimento sendo concluído e saber que estas 150 famílias vão se livrar do pesadelo do aluguel e o que é também muito importante, poderão morar com mais dignidade e com certeza o dinheiro que seria para pagar o aluguel vai representar mais recursos para os pais e as mães administrarem o orçamento familiar, ou seja mais alimento na mesa para as nossas crianças" disse Domingas Gouveia.
Valmir Pedro elogiou o trabalho realizado pela Associação Quilombola na direção da presidente Domingas Gouveia e disse que pretende investir com muita garra no setor da Habitação. Valmir falou de dois projetos que ele pretende implantar no município: O "Cheque Varanda" um programa que irá construir com recursos próprios do Tesouro Municipal, varandas para as famílias de baixa renda que ainda não dispõem do espaço no imóvel; também o Programa "Escritura na Mão" que deverá regularizar a situação fundiária dos terrenos irregulares, projeto este que deverá ser feito em parceria com o Programa Morada Legal do governo estadual, que está sob a responsabilidade da Agehab. Valmir disse que já reivindicou junto ao governo estadual uma grande quantidade de cheques Mais Moradias e já teve sinalização positiva sobre os recursos que poderão ajudar ainda mais a melhorar as condições de sobrevivência das famílias.
"Eu já fui quatro vezes à Agehab para conversar com o Luiz Stival e falei também com o governador Marconi Perillo. Nós sabemos que o Brasil está em crise e o município de Uruaçu também passa por dificuldades, mas disposição, coragem para trabalhar e correr atrás dos benefícios não nos falta e vamos lutar pelos sonhos da nossa população", afirmou Valmir Pedro.    
Luiz Stival parabenizou o prefeito, vice-prefeito e vereadores pela eleição e afirmou em seu discurso que o Valmir Pedro terá total apoio do governador Marconi Perillo, assim como do vice-governador José Eliton e dos deputados, citando como exemplos: Marcos Abrão, no Congresso Nacional; e Eliane Pinheiro, na Assembleia Legislativa, além de Lúcia Vânia no Senado.
Stival disse que fez questão de participar do evento em Uruaçu porque ele gosta de valorizar as ações significativas que contribuem com a melhoria de qualidade de vida da população. Ele garantiu que a comunidade contará com a presença do governador Marconi Perillo na solenidade oficial de inauguração das casas.
Ao encerrar suas palavras, Luiz Stival assegurou que o Estado deverá investir nas obras de melhoramento de infraestrutura dos residenciais conforme fora reivindicado por Valmir e Pedro e disse que também está dentro da proposta construir no local um Museu voltado para a valorização da cultura Quilombola.
Também estiveram presentes ao evento as seguintes autoridades: o vice-prefeito Juarez Fernandes Lourindo; a assistente social Geovane de Almeida, o Padre Crésio, da Paróquia São José,  e também alguns vereadores eleitos. 

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção