*Publicidade

Home     Notícias
TROMBAS

Quarto ciclo no combate ao Aedes

Prefeito Catarino e secretária Juliana recebem carta de secretário elogiando ação no combate ao mosquito


Publicado em 25 Abril 2016

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Gil Cordeiro
Catarino, Juliana Vieira com o Capitão Bailona: carta do secretário
Catarino, Juliana Vieira com o Capitão Bailona: carta do secretário

A Campanha "Goiás contra o Aedes" na cidade de Trombas chegou ao 4º Ciclo no dia 14 deste mês. O trabalho proposto pela Secretaria Estadual da Saúde, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros em todas as cidades goianas, tem como meta principal a erradicação do mosquito Aedes aegypti e o combate às doenças transmitidas pelo inseto (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus).
As atividades foram realizadas através de uma ação conjunta que envolveu também todos os profissionais da Saúde do núcleo de combate às doenças endêmicas; agentes de saúde; e servidores de outros departamentos e secretarias do município; agentes da Regional Norte de Saúde; Vigilância Sanitária; e do setor de Limpeza Urbana.
Segundo a secretária de Saúde, Juliana Vieira, foram realizadas visitas domiciliares e também verificação criteriosa em terrenos desocupados, na tentativa de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. 
O trabalho, conforme assegurou a secretária, está surtindo efeitos positivos, principalmente porque a comunidade está fazendo a parte dela e ainda ajudando o poder público nas atividades domésticas e também auxiliando de forma voluntária na campanha.
"Estamos trabalhando com serviços de divulgação, realizando palestras educativas e isto tem surtido um efeito muito bom. Neste último ciclo foram encontrados apenas sete focos do Aedes aegypti na cidade, um número baixíssimo, levando em consideração que a nossa área urbana possui aproximadamente 1.150 imóveis", explicou a secretária Juliana.
De acordo com os registros de incidências de Dengue em Trombas, em 2015 foram notificados 65 casos da doença no município, dos quais 25 foram confirmados e neste ano até a data da campanha havia sido notificados 25 e confirmados 10. 
Durante a semana, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Ricardo Farias Bailona, entregou uma carta ao prefeito Catarino e à secretária Juliana, documento que foi enviado pelo secretário de saúde do Estado, Leonardo Vilela; parabenizando o município pelos resultados obtidos nas ações da campanha "Goiás Contra o Aedes".
A secretária Juliana Vieira disse que, durante todo esse trabalho, ela tem recebido apoio total do prefeito Catarino Silva, que sempre disponibilizou os recursos e estrutura necessária para que as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti fossem realizadas, assim como nas demais ações que são voltadas para a garantia da saúde e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Com base no cronograma do Governo Estadual, ainda neste semestre serão executados mais dois ciclos da Campanha Goiás Contra o Aedes na cidade de Trombas.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte