(62) 3626-6872
Home     Notícias
SEBRAE

Projeto Líder em Uruaçu

Entidade realiza encontro inédito na cidade para mobilização, qualificação e ainda interação de lideranças com o foco de estimular o crescimento regionalizado


Publicado em 21 Maio 2017

Pedro Gomes 

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Lideranças de 14 municípios com representantes do Sebrae-GO participaram em Uruaçu do 1º Encontro do Projeto Líder: foco no crescimento
Lideranças de 14 municípios com representantes do Sebrae-GO participaram em Uruaçu do 1º Encontro do Projeto Líder: foco no crescimento

O Sebrae realizou entre os dias 18 e 19 o 1º Encontro do Projeto Líder "Liderança para o Desenvolvimento Regional". O evento aconteceu no hotel fazenda Império das Águas, em Uruaçu, e contou com as presenças de várias lideranças da Região Norte, entre elas o prefeito anfitrião Valmir Pedro, o prefeito de Porangatu, Pedro Fernandes; o de Campinaçu, Milson Magalhães; e o de Alto Horizonte, Luiz Borges, todos acompanhados de suas respectivas esposas, além da participação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap), da Associação Comercial de Uruaçu (Aciau), de sindicatos rurais e de representantes das câmaras municipais, entre eles Edmilson Andrade, de Porangatu.
O Projeto Líder, acrônimo para "Lideranças para o Desenvolvimento Regional" é um programa piloto em Goiás de mobilização, qualificação e interação de lideranças desenvolvido pelo Sebrae que tem como principal objetivo estimular o alinhamento no plano local, permitindo assim a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, com ênfase na criação do ambiente favorável aos pequenos negócios visando o desenvolvimento de forma regionalizada.
Catorze municípios participam do Projeto Líder. Além de Porangatu, Minaçu, Uruaçu, Niquelândia, Campinorte, Alto Horizonte, Nova Iguaçu, Estrela do Norte, Mara Rosa, Santa Tereza, Campinaçu, Bonópolis e Trombas estão sendo contemplados com o programa.
De acordo com o Sebrae, o Líder foi concebido com a finalidade de mobilizar e apoiar as lideranças para efetivação das vocações e, assim, otimizar os recursos locais, com foco nos pequenos negócios. Ele tem o objetivo de visionar, desejar e preparar lideranças para um processo de mudança.
O público-alvo do Projeto Líder são lideranças empreendedoras da região Norte (setor público, privado e do terceiro setor) que exercem influência na região e possuem iniciativas e comprometimento com o Desenvolvimento da região.
Serão realizados oito encontros iguais a este. Até o final do programa, os participantes deverão ter construído um Plano de Desenvolvimento Regional que irá orientar as ações das lideranças regionais.
O gerente do escritório regional Sebrae, Jhonny Afonso, disse que a ideia inicial é trabalhar o projeto com os representantes destes 14 município na intenção de construir um bloco fortificado com o intuito de desenvolver a região e assim através desta mudança melhor a qualidade de vida da população.
Jonny explicou que a metodologia é trabalhar com lideranças formadas com foco no crescimento econômico e sem influência partidária ou de outras funções que os participantes possam exercer na sociedade. Neste sentido, o líder passa a ser exclusivamente um representante do município para assim contribuir com suas competências e habilidades.
"Este é um projeto que já existe em outros cinco estados do país, mas em Goiás é um projeto piloto, está sendo implantado em Goiás pela primeira vez. Tivemos o lançamento na cidade de Porangatu e agora estamos aqui realizando o primeiro encontro. As demais reuniões vão acontecer em outros municípios. A previsão é que os trabalhos de implantação com estas lideranças se estendam até o final de 2018. Teremos ainda dois fóruns na conclusão e esperamos que estas pessoas possam atingir o êxito, que é a construção de um Plano de Ação de Desenvolvimento para a Região Norte", explicou Jonny Afonso. 
Augusto Almeida que já foi gerente regional do Escritório do Sebrae em Porangatu e atualmente ocupa o cargo de gerente de políticas públicas da instituição em Goiás, disse que o programa Líder é uma tecnologia de mobilização, uma ferramenta tecnológica que o Sebrae desenvolveu com o objetivo de capacitar as lideranças e incentivá-las a trabalhar de forma conjunta. "Ninguém é uma ilha. Não adianta um empresário prosperar com o seu negócio se no seu entorno existem inúmeros problemas sociais, problemas econômicos, as pessoas estão desempregadas. Então o grande objetivo deste projeto é trabalhar de forma coesa com o grupo nesses encontros de planejamento para assim garantir para a comunidade o desenvolvimento sonhado pelos nossos empreendedores", disse Augusto.
O diretor técnico do Sebrae-Go, Wanderson Portugal, disse que apesar deste trabalho ser pioneiro em Goiás, o Projeto Líder que está sendo desenvolvido no Estado começando pela Região Norte nada mais é do que uma nova versão da metodologia de trabalho do Sebrae que já há muito tempo desempenha  ações no sentido de capacitar as lideranças e desenvolver as potencialidades econômicas regionais. 
O analista da Unidade de Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Celso Valente, disse que saiu do encontro entusiasmado com a disposição demonstrada pelas lideranças. "Saio daqui com uma imagem positiva, pois normalmente nós trabalhamos com um grupo de 40 pessoas no projeto e aqui esta previsão foi superada, tivemos 53. Todo esse engajamento demonstra que eles não estão preocupados em construir apenas um projeto local, pelo contrário, querem se tornar o maior Projeto do Líder do País", disse Celso.
Os prefeitos ficaram otimistas com o projeto. Pedro Fernandes,  de Porangatu, afirmou que o programa deverá unir forças para desenvolver a região. "Tenho observado que cada município tem trabalhado de forma individualizada. Com este curso nós estamos juntando forças para explorar o potencial que nossa região tem. Este programa veio de encontro às nossas maiores necessidades", disse Pedro Fernandes.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção