*Publicidade

Home     Notícias
URUAÇU

Prefeitura doa área para diocese

Prefeita Solange desafeta área de quase 3 mil metros que já era utilizada pela igreja para atender seminaristas


Publicado em 31 Maio 2015

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides Oliveira
Prefeita Solange com dom Messias e vereadores no CTL para entrega de escritura de área para o seminário
Prefeita Solange com dom Messias e vereadores no CTL para entrega de escritura de área para o seminário
Em rápida e singela cerimônia na manhã da sexta-feira (29), a prefeita Solange Bertulino (PMDB) oficializou a doação, ao patrimônio da Diocese de Uruaçu, de uma área verde de 2.846 metros quadrados do Seminário Maior São José, cuja área total é de 10.000 m². O trâmite burocrático nesse sentido - conhecido tecnicamente como "desafetação de área" - foi regulamentado pela chefe do Executivo através do Decreto n° 134/2015 (assinado no último dia 13) depois que os vereadores de Uruaçu aprovaram, em plenário, a Lei Municipal 1.846/15 que versava sobre o assunto. Segundo o padre Franciel Lopes da Silva, reitor do seminário, o terreno agora escriturado já era utilizado para o cultivo de milho e mandioca à alimentação dos seminaristas em formação, residentes no local. O plano agora, de acordo com o religioso, é construir um prédio específico às atividades do Seminário Menor e Propedêutico São José, onde são ofertados os primeiros anos do conhecimento teórico aos futuros sacerdotes da Igreja Católica que irão atuar nas 27 cidades que integram a diocese. A disposição da prefeita em resolver o problema chegou como um verdadeiro presente à Diocese de Uruaçu que, no sábado (30), completou seu 58º aniversário de instalação.  
"Sem dúvida alguma, esse momento era muito esperado por nós. Quero agradecer aos vereadores e a prefeita pela aprovação desse projeto de lei, pedindo a Deus que abençoe o governo municipal. A escritura dessa área representa segurança jurídica e tranquilidade pois agora sabemos que estamos em local oficial da diocese. Este gesto representa também o bem num local de formação de presbíteros que vão servir à sociedade com os valores do Evangelho e os bens espirituais da Igreja Católica. No passado, muitas coisas eram feitas em gestos de confiança. Eu até brinquei (na solenidade) que até mesmo dom José (Silva Chaves, bispo emérito da diocese) não sabia que essa área não estava devidamente legalizada", comentou o bispo dom Messias dos Reis Silveira, em entrevista coletiva à imprensa no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) do seminário.
De acordo com a prefeita, os atos legais tomados nos últimos meses à legalização da posse da área do Seminário Maior São José, pela diocese, reforça o posicionamento institucional de seu governo como forma de respeito; de apreço; e defesa das pessoas e das instituições que desenvolvem atividades de interesse público em Uruaçu. Segundo Solange, a união do município com dom Messias e demais líderes religiosos da cidade foi decisiva para que o projeto fosse aprovado sem problemas pela Câmara Municipal. Ainda de acordo com a prefeita, os atos de regularização fundiária são uma prioridade numa cidade onde, segundo ela, a Secretaria de Habitação trabalha não apenas na construção de 746 moradias populares. "Agora, no próximo dia 4 de Julho, quando Uruaçu vai comemorar 84 anos de fundação, vamos entregar a regularização das escrituras de cerca de 100 imóveis às respectivas famílias. Temos um dossiê onde apuramos que existem casos de bairros que 80% de sua área, aproximadamente, nós ainda precisamos regularizar. A união de trabalho e de boa fé, como foi esse trabalho com a área do seminário, é que fazem com que as coisas aconteçam de maneira satisfatória aqui em Uruaçu", afirmou a prefeita Solange Bertulino.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte