(62) 3626-6872
Home     Notícias
OLHA NA PARCERIA

Prefeitos unidos por consórcio

Gestores de seis municípios no Vale do São Patrício querem criar consórcio para resolver problemas comuns, como aterro


Publicado em 08 Agosto 2017

Juvenal Junior

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Prefeitos e autoridades realizaram reunião para discutir criação de consórcio para resolver problemas comuns
Prefeitos e autoridades realizaram reunião para discutir criação de consórcio para resolver problemas comuns

Gestores de seis municípios da Região do Vale São Patrício (Santa Terezinha, Pilar de Goiás, Crixás, Guarinos, Campos Verdes e Uirapuru) se reuniram na semana passada para tratar de uma extensa agenda de trabalho, com interesses coletivos para todos os municípios. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito de Santa Terezinha, Marcos Cabral; e o primeiro assunto tratado foi sobre a criação do Covam (Consórcio Intermunicipal do Vale do Minério), que visa construir um aterro sanitário coletivo para atender os municípios.  "O objetivo é criar um aterro numa local estratégico, onde todo o material dos municípios seriam processados neste aterro, que possivelmente contará também com uma usina de produção de energia limpa, através do lixo", informaram.
Os gestores também pautaram a regionalização da saúde entre os seis municípios, ou seja, uma cidade seria o centro para receber pacientes mais graves das demais cidades. Foi abordada ainda a possibilidade da criação de uma casa de apoio em Goiânia, para atender a comunidade dos seis municípios e linhas de ônibus unificadas para transportar pacientes que precisam de exames de alto custo em Goiânia, bem como laboratório e clínicas. De acordo com Marcos Cabral, "a meta do consórcio é atender todas as áreas da gestão pública entre os seis municípios, diminuindo assim, custos e promovendo mais agilidades nos serviços ofertados à comunidade", enfatizou.
"Percebemos que um consórcio facilita e diminui a burocracia para que os municípios sejam mais contemplados com ações por parte do Governo Estadual e Federal. É pensando nisso que estamos criando o Covam, justamente para fortalecer a região. Já agora neste mês de setembro os membros do Covam farão uma viagem para região Sul do País para conhecer melhor outros modelos de consórcio que deram certo e que facilitaram a vida do cidadão. Vamos buscar também através de estudos, qual é aptidão para a nossa região, onde possamos juntos implantar uma secretaria de indústria e comércio, para fortalecer e buscar novos nichos de mercado para toda a região", disseram os gestores.

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção