(62) 3626-6872
Home     Notícias
SUCESSÃO

Porangatu sedia 17º encontro

Lideranças tucanas e vários prefeitos de cidades da região participaram de mais uma reunião preparatória para o processo sucessório do próximo ano


Publicado em 22 Outubro 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Wagner (Estrela), Bete (Bonópolis), Pedro Fernandes (Porangatu), Giuseppe Vecci, Júlio da Retífica e Nélio Pontes (S. Miguel do Araguaia)
Wagner (Estrela), Bete (Bonópolis), Pedro Fernandes (Porangatu), Giuseppe Vecci, Júlio da Retífica e Nélio Pontes (S. Miguel do Araguaia)

O PSDB realizou na quinta-feira (19) uma grande reunião política em Porangatu. O 17º Encontro Regional promovido em 2017 pelo Diretório Estadual do partido contou com a presença de lideranças políticas e correligionários de 16 municípios da Região Norte. De acordo com os organizadores, a finalidade da série de debates que deverá se estender até o início de novembro em outros dois encontros, é discutir o cenário político nacional, o futuro do Brasil e, principalmente, preparar um projeto político para o Estado de Goiás a partir de 2019.
O PSDB já realizou, até agora, encontros nas seguintes regiões: Sudeste (em Caldas Novas), Nordeste (Alto Paraíso), Oeste (Palmeiras de Goiás), Norte (Uruaçu), Região Metropolitana (Goianira), Sudoeste (Jataí), Sul (Cachoeira Dourada), Noroeste (Itapuranga),  Entorno de Brasília (Cidade Ocidental), e Nordeste (Posse), além de Movimento Comunitário na capital.
Para o Encontro Regional de Porangatu foram convidados representantes de Amaralina, Bonópolis, Campinaçu, Colinas do Sul, Estrela do Norte, Formoso, Minaçu, Montividiu do Norte, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Planalto, Santa Tereza, São Miguel do Araguaia e Trombas. O evento foi comandado pelo presidente do PSDB em Goiás, Giuseppe Vecci. Prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios municipais e ex-prefeitos de diversas cidades participaram da mobilização.
O encontro foi dividido em quatro blocos. No início foi realizada uma reunião fechada com presidentes de partidos e prefeitos; depois o presidente Vecci, em uma apresentação de seminário, expôs as diretrizes estabelecidas pelo partido. Na sequência foi realizada uma pesquisa de opinião pública sobre diversos assuntos de ordem política, social, econômica e por fim um Encontro de Líderes, ocasião em que ocorreram diversas filiações.
Giuseppe Vecci disse que o debate político foi extremamente importante, especialmente neste momento de crise econômica e política pelo qual passa o Brasil. "Estamos discutindo, nesses encontros, três questões: a nacional, sobre o atual momento político e econômico brasileiro; a estadual, em que o PSDB prepara um plano de governo; e o projeto de eleger o governador Marconi Perillo presidente do PSDB Nacional", afirmou Giuseppe Vecci.
Também prestigiaram o encontro, o deputado estadual Júlio da Retífica, o prefeito de Estrela do Norte, Wagney Silvestre Costa; o prefeito de São Miguel do Araguaia, Nélio Pontes da Cunha; e Cristina Beatriz, a Bete do Edilberto, de Bonópolis; além do prefeito Pedro Fernandes que é atualmente o presidente do Diretório Municipal do PSDB de Porangatu. 
O presidente do PSDB em Goiás, que é também vice-presidente nacional do partido, disse que o Brasil vive um momento de frustração, de descrença e de ceticismo em relação aos partidos e também aos políticos. "As pessoas elegem os representantes com a expectativa deles resolverem os problemas, porém uma vez eleitos eles não conseguem atender às expectativas da população", disse Vecci.
Giuseppe Vecci falou que é preciso passar o Brasil a limpo, mudar a forma de se fazer política no país. "É gerando riquezas que vamos melhorar a vida das pessoas, não é dando esmola. Políticos criam dádivas com recursos públicos para trocar por votos na época de eleições", desabafou Giuseppe Vecci, sem explicar o que seriam as esmolas que são dadas em troca de votos. 
Vecci defendeu a reforma da Previdência Social e política, cortes de gastos, reforma tributária, também do Ensino Médio e disse que o país estando a menos de um ano das eleições diretas não é hora de promover o impeachment do presidente  Michel Temer, mesmo sabendo das graves denúncias que envolvem o presidente da República. O presidente do PSDB goiano disse que o partido representa a melhor opção na disputa presidencial. "Tenho certeza que nós somos o melhor partido para governar o Brasil e em Goiás nós temos o melhor pré-candidato ao governo do Estado que é o José Eliton, um grande político que tem amigos e companheiros históricos. Mas, para isso não dá para ficar choramingando, temos que ter determinação para superar as dificuldades", afirmou.
Ao finalizar, Giuseppe Vecci disse que o partido precisa fazer o dever de casa para alcançar os ideais: melhorar a relação com quem já é filiado ao PSDB e oxigenar o partido. Em relação a esta segunda questão, ele aconselhou as lideranças políticas a promover a filiação de pessoas ligadas a diversas áreas, como na saúde, educação, assistência social, integrantes de movimentos comunitários, pequenos comerciantes, mulheres e jovens. O objetivo, conforme afirmou, é eleger mais deputados federais, estaduais, senadores e o governador do Estado, além de retomar a Presidência da República.
Os quatro prefeitos se colocaram à disposição do partido para o embate eleitoral e concordaram que o vice-governador José Eliton seria mesmo a opção mais acertada para disputar a eleição ao governo de Goiás em 2018.  A prefeita Bete do Edilberto e o prefeito Pedro Fernandes ressaltaram a importância de eleger o deputado Júlio da Retífica que, na opinião deles, representa de fato a Região Norte na Assembleia Legislativa.
Júlio da Retífica lembrou que a situação não tem sido fácil, pois a cada dia que passa o Estado e as prefeituras dispõem de menos recursos para investir, seja na saúde, na educação, em infraestrutura ou em outros setores, porém ele se orgulha de ter conseguido vários benefícios para os municípios da Região Norte.
Sobre José Eliton, Júlio falou que o vice-governador sempre foi um companheiro fiel do governo e que não abandonou o barco mesmo nos momentos de crise, de dificuldades agora superados pelo atual governo e elogiou o governador Marconi Perillo pela forma como ele promove o desenvolvimento no Estado. "Eu nunca vi na história de Goiás os municípios receberem tantos recursos para realizarem obras" disse Júlio da Retífica ao citar as ações do Programa "Goiás na Frente". 

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção