(62) 3626-6872
Home     Notícias
AGRONEGÓCIO

Porangatu realiza 2ª Expopec

Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária. Teve também debate sobre Operação Carne Fraca, da PF


Publicado em 26 Março 2017

Pedro Gomes

|   Compartilhe esta página:    

Pedro Gomes
Autoridades, produtores e empresários de Porangatu que participaram da abertura da Segunda Expopec
Autoridades, produtores e empresários de Porangatu que participaram da abertura da Segunda Expopec

O Sindicato Rural de Porangatu, Parceiro do Produtor, realizou no fim de semana, entre os dias 23 e 26, a 2ª Edição da Expopec - Exposição de Novas Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária. O evento em parceria com a Faeg - Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás; IFAG - Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás e Sebrae-GO, aconteceu nas dependências do Parque Agropecuário Hilton Monteiro da Rocha.
Diversas autoridades estaduais, regionais e locais participaram do evento, entre elas o deputado estadual Júlio da Retífica; o prefeito de Porangatu Pedro Fernandes; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Andrade acompanhado de outros vereadores; o presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Gustavo Dourado; e presidentes de sindicatos rurais de outras cidades do Estado; o diretor técnico do Sebrae-GO, Wanderson Portugal Lemos; e o presidente da Faeg - Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, José Mário Schreiner. O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, representou o governador Marconi Perillo.
O evento teve como principal finalidade a divulgação das tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade o que existe de mais moderno no mercado nacional e internacional do setor.
Durante a programação, as pessoas que visitaram o local puderam assistir a diversas palestras, acompanhar demonstrações de manejo e participar de oficinas. No local teve ainda feiras de touros de raça, espaço para negociações, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de participar de debates sobre políticas públicas para a cadeia produtiva da carne (mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros), assuntos mediados por palestrantes reconhecidos nacionalmente, especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado. Outro assunto bastante discutido durante a Expopec foi a polêmica "Operação Carne Fraca" da Polícia Federal e as suas consequências em relação ao mercado.
Entre os oradores, estiveram ministrando palestras na 2ª Edição da Expopecem Porangatu: Drauzio Varella, que falou sobre a carne vermelha e seus benefícios-sem ideologia; André Bartocci, discorreu sobre"Manejo", a fórmula para ganhar produtividade sem gastar dinheiro; Antônio Chaker, A verdadeira gestão: conta sofisticada ou 'arroz com feijão?; Francisco Vila,"Mulher, inevitavelmente herdeira, desejavelmente sucessora"; Flávio Dutra, Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso; Kellen Severo,"Macro desafios, micro soluções"; André Rocha,"Ovinocultura: ovinos X bovinos ou ovinos + bovinos?"; e Luiz Antonio Josahkian, "Seleção genética como fator de produtividade e lucro".
O presidente do Sindicato Rural de Porangatu Gustavo Dourado lembrou que a Expopec é uma feira nacional voltada para o desenvolvimento da pecuária de corte bovina, ovina e suína principalmente, que, segundo ele, reuniu representantes de mais de 12 estados e que tem como objetivo fundamental promover o agronegócio. A estimativa dos organizadores, também de acordo com o presidente do Sindicato Rural, era atingir um volume de negociações de aproximadamente R$ 30 milhões de reais durante a Expopec.
Gustavo também comentou os reflexos negativos da "Operação Carne Fraca" e disse que a Expopec foi o momento oportuno para se discutir o assunto. Ele lembrou que Porangatu é conhecida como a "Capital Goiana do bezerro de qualidade" e afirmou que os produtores rurais de Goiás têm a certeza de que produzem a melhor carne do mundo.
O deputado Júlio da Retifica parabenizou os organizadores e agradeceu ao José Mário por acreditar que a Região Norte estaria preparada para realizar a feira. O parlamentar se mostrou solidário com o setor em nome da Assembleia Legislativa em relação ao escândalo provocado pela empresas e instituições denunciadas na "Operação Carne Fraca" e colocou seu gabinete à disposição da região na luta pelos objetivos da classe. 
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, assim como as demais autoridades que participaram da Expopec em Porangatu, defendeu a classe produtora. Ele ressaltou o desejo de punição dos culpados e considerou a repercussão como exagerada. José Mário disse que o agronegócio não pode parar diante da situação adversa. Declarou que a Expopec foi o lugar ideal para que os produtores mostrassem como funciona o sistema de produção no Brasil. O presidente da Faeg pediu a união do setor e das autoridades e concluiu o discurso dizendo que cuidar do agronegócio no país significa zelar da economia brasileira.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2018 - Jornal Diário do Norte
Produção