(62) 3626-6872
Home     Notícias
BRASÍLIA

PM homenageada por seus 159 anos

Senador Wilder realiza sessão especial e destaca que PM precisa de apoio e de condições para realizar seu trabalho


Publicado em 08 Agosto 2017

|   Compartilhe esta página:    

Divulgação
Senador Wilder Morais discursa durante sessão especial no Senado para homenagear 159 anos da PM
Senador Wilder Morais discursa durante sessão especial no Senado para homenagear 159 anos da PM

A Polícia Militar de Goiás foi homenageada nesta quinta-feira (3) em sessão especial no Plenário do Senado, pelos seus 159 anos. O autor do requerimento, senador Wilder Morais (PP-GO), disse que não basta homenagear, mas que é preciso dar condições para os policiais trabalharem com segurança e eficácia. 
"Acredito que temos que dar condições para que o policial possa trabalhar, dar segurança ao PM para que ele tenha condições de agir sem medo; sem medo de ser punido pelos criminosos, perdendo a sua vida; medo de ser punido pela Justiça, punido pela má interpretação da lei. Digo isso porque vejo que há casos em que o policial, mesmo agindo em estrito cumprimento do dever legal, ainda corre o risco de ser punido pelo Estado ou de ser demitido de seu cargo", defendeu o senador.
Wilder Morais afirmou ainda que quer reinstalar, no Senado, a Subcomissão Permanente de Segurança Pública para avaliar a política pública no setor e reformar a legislação para que os procedimentos policiais sejam aperfeiçoados.
Fundada em 1858, com um grupamento de 47 militares para cuidar de três cidades, a Polícia Militar de Goiás conta hoje com 12 mil policiais para a proteção de 246 municípios. 
O senador contou que decidiu homenagear todos os anos a Polícia Militar de Goiás devido a um atentado na cidade goiana de Itumbiara, presenciado por ele, em que morreram o candidato à prefeitura, Zé Gomes, e o policial militar Vanilson João Pereira.
"Naquela ocasião, só não houve um massacre ainda maior devido à eficiente e corajosa atuação da Polícia Militar, que esteve presente imediatamente, em especial o Policial Vanilson João Pereira, que morreu como herói, como alguém que deu sua vida para evitar um acidente ainda maior. Daí eu pergunto: quantos Vanilsons ainda teremos em nosso País para que as pessoas e instituições valorizem o trabalho da Polícia Militar?", questionou o senador

ATUAÇÃO
O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves de Oliveira, afirmou que a Polícia Militar é feita de homens e mulheres valiosos que fazem a diferença nas ruas do Estado. "Para que tenham noção, apenas ontem (2 de agosto), em 24 horas de serviço, a PM apreendeu, em diversas situações de ocorrência por todo o Estado, duas toneladas de drogas. Ao longo deste ano de 2017, quase 20 toneladas de drogas foram retiradas das ruas pela PM. Imaginem, senhores e senhoras, quantas vidas foram preservadas, quantas vidas não pereceram aí em decorrência do tráfico, em decorrência de homicídios causado pelo tráfico de drogas", exemplificou.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Brisolla Balestreri, elogiou a Polícia Militar pela redução dos 12 índices de criminalidade no estado nos últimos meses. "Enquanto, lamentavelmente, no conjunto do Brasil, a tendência é o aumento dos índices de criminalidade, os nossos bravos policiais são responsáveis pela redução muito expressiva dos doze índices integralmente. Essa notícia nós comemoramos. Isso não é pouca coisa num País que vive o drama que vive o Brasil cotidianamente", celebrou o secretário.

QUEM FOI
Participaram da sessão especial no Senado o comandante-geral da PM de Goiás, coronel Divino Alves; o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás, Ricardo Balestreri; o tenente-coronel Alessandri da Rocha, presidente da Associação dos Oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (Assof-Go); do presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), prefeito Paulinho; da senadora Lúcia Vânia e da deputada Magda Mofatto, além de vários oficiais da corporação e de prefeitos goianos que também prestigiaram a sessão.

Galeria de Imagens

 

 Rua T-30, 1.310, esquina com rua T-49, Setor Bueno, Goiânia - Goiás


© 2017 - Jornal Diário do Norte
Produção