*Publicidade

Home     Notícias
NIQUELÂNDIA

PM faz arrastão contra pesca ilegal


Publicado em 02 Maio 2011

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Duas armas de fogo e um total de 385 quilos de peixes pescados irregularmente foram apreendidos pelo Grupamento de Policiamento Militar Ambiental de Niquelândia por ocasião da tradicional "Operação Semana Santa", durante o feriadão prolongado de Tiradentes e Páscoa. Ao todo, oito pessoas foram flagradas em situação irregular nas seis ocorrências apresentadas pela PM Ambiental à Delegacia da Polícia Civil da cidade. Em quatro situações, houve a apreensão de peixes. O caso de maior vulto foi registrado às 14 horas da terça-feira (19) numa residência da terceira etapa do Jardim Atlântico. No local, cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário, policiais militares à paisana mostraram suposto interesse na compra de pescados, para assim atrair os "peixes graúdos" que estavam procurando. De imediato, o "autônomo" Rawlyson Ribeiro Rodrigues, de 27 anos, levou os "compradores" para um cômodo no fundo da casa, fez a pesagem dos peixes e entregou aos policiais que estavam em trajes civis.
De imediato, comprovada a ação delituosa, militares fardados que estavam numa viatura da PM nas proximidades, foram ao ponto de venda clandestino; e encontraram 275 quilos de tucunarés azuis, a maior riqueza natural do Lago Serra da Mesa, procurados anualmente por pescadores esportivos de todo o Brasil que visitam a cidade, nos períodos de férias. Na casa, a PM Ambiental também encontrou uma caixa de isopor para 80 quilos de peixes; um freezer de 420 litros; um arpão para pesca; e uma tarrafa. Além de Rawlyson, foi preso o padrasto dele, o também "autônomo" Wilton Nicolau de Paula, de 50 anos.

FEIRA COBERTA
Por volta das 12h25 do feriado da quinta-feira (21), a PM Ambiental fez uma blitz na tradicionalíssima Feira Coberta de Niquelândia, no Setor Santa Efigênia; e prendeu Dario Augusto de Souza, de 63 anos, morador na Vila Mutirão. Ele, que se autodefiniu como "pescador artesanal", estava comercializando cerca de 40 quilos de pescados diversos, sem licença ambiental para tal fim.

COLINAS DO SUL
Na região central de Colinas do Sul, a PM Ambiental prendeu, às 16 horas da quinta-feira (21), o transportador escolar Odair Eduardo de Góis, de 39 anos. Com ele, que é dono de um açougue e peixaria em Colinas, foram localizados cerca de 30 quilos de peixes. Quatro quilos estavam num isopor e os 25 quilos restantes, que Odair alegou serem para consumo próprio, estavam numa geladeira nos fundos da casa. Odair foi levado para Niquelândia e autuado por crime ambiental pela delegada Mariza Mendes César.

RIO MARANHÃO
Por volta das 10 horas da manhã do sábado (23), a PM Ambiental de Niquelândia prendeu os autônomos Irani Francisco Xavier, 41, morador em Senador Canedo, e Luiz Paulo Pereira Cardoso, 23, residente no Povoado Quebra-Linha. Nesse local Irani e Luiz Paulo estavam num acampamento às margens do Rio Maranhão, conhecido como "Praião do João Lopes"; e foram flagrados com 40 quilos de peixes pescados de forma irregular. Com os dois, também foram encontrados materiais usados na pesca predatória, sendo duas tarrafas de malha; cinco bóias; e seis pindas; além de uma canoa com motor de popa.

REVÓLVER E ESPINGARDA
A PM Ambiental de Niquelândia também prendeu dois homens com armas ilegais, em duas ocorrências distintas, também no sábado (23), na Operação Semana Santa. Na região do Quebra-Linha, o operador de máquinas Nilson Batista da Silva, de 34 anos, morador de Goianésia, foi preso por porte ilegal de uma espingarda Rossi, calibre 32. A arma tinha quatro cartuchos, dois intactos e dois deflagrados; e foi encontrada em minuciosa revista no Chevrolet Opala de Nilson, mais conhecido pelo apelido de "Belezura".  Meia hora depois, por volta das 16 horas do mesmo dia, em vistoria a outro acampamento nas proximidades do Rio Maranhão, a PM Ambiental fez a detenção do eletricista Itamar José Ribeiro, de 40 anos, morador em Barro Alto. Dentro de uma bolsa, na barraca onde Itamar estava acomodado, os policiais encontraram um revólver Taurus calibre 22 (numeração regular); e 35 munições intactas.

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte