*Publicidade

Home     Notícias
PORANGATU

Plano regional de cultura é tema de debate


Publicado em 31 Maio 2013

Sheilismar Ribeiro

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

O maior  e principal evento cultural do Norte Goiano foi o centro das discussões do I Encontro de Apreciadores e Produtores da Cultura, realizado na manhã de sábado (25), no Centro Cultural de Porangatu. Em pauta, o planejamento das atividades culturais que devem acontecer até 2023 na Região Norte do Estado. De acordo com o secretário municipal da Cultura, Carlos Otto Nascimento Júnior, nos próximos quatro meses, os municípios precisam elaborar um cronograma cultural e apresentar na conferência estadual que está prevista para acontecer de 12 a 14 de setembro em Goiânia. O novo projeto da Secretaria da Cultura pretende realizar etapas preliminares para escolher um grupo de teatro na região para participar do TeNpo. "Vamos criar uma mostra de teatro antes do TeNpo, intitulado de Em TeNpo, que será um festival regional onde as cidades mandarão os espetáculos e o vencedor desse festival se apresentará dentro da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu", dissertou Carlos Otto.

A Mostra Nacional de Teatro de Porangatu - TeNpo acontece uma vez ao ano e reúne centenas de pessoas da região que atuam ou que apreciam as artes cênicas. A intenção da secretaria de Cultura é fazer com que essas apresentações sejam mais frequentes. "O Plano Estadual de Cultura está em consulta pública e esse plano será a diretriz para os próximos dez anos, sujeito à revisão, e os municípios precisam se organizar.  A reunião é importante, principalmente, porque projeta o planejamento de Porangatu com os municípios da região e é preciso união desses municípios para a criação de políticas públicas para a Região Norte", disse Carlo Otto. Também faz parte do projeto da secretaria de Cultura de Porangatu, a emissão de um conselho que representará a Região Norte nas etapas estadual e federal da conferência de cultura. O encontro contou ainda com a presença da representante da Secult Goiás, Deolinda Taveira, que pontuou a importância do plano para Porangatu e região.
Os participantes defenderam que Porangatu precisa de formas mais dinâmicas, visando a divulgação das ações culturais e eventos, à qualificação dos agentes culturais e o estudo de formas que resultem no financiamento da cultura do município. "Precisamos definir nossos objetivos para superar as dificuldades, trazendo um cenário cultural ideal para Porangatu", disse o diretor de cultura, Rafael Churuman. A definição do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos é uma exigência da implantação do Sistema Nacional de Cultura. Porangatu fez sua adesão, garantindo dentre outras coisas, as transferências de recursos entre os "Fundos de Cultura". Assim, o Sistema de Cultura funcionará nos moldes do Sistema Nacional de Educação e do Sistema Único de Saúde.
 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte