*Publicidade

Home     Notícias
NIQUELÂNDIA

Para evitar acidentes, novos quebra-molas

Prefeito Luiz Teixeira anuncia que as estruturas devem servir para que motoristas não se envolvam em graves acidentes


Publicado em 01 Dezembro 2014

Euclides Oliveira

|   Compartilhe esta página: facerbook  twitter  whatsapp

Euclides Oliveira
Carro derrubou poste em Niquelândia em acidente ocorrido há poucos dias
Carro derrubou poste em Niquelândia em acidente ocorrido há poucos dias
Palco de graves acidentes de trânsito na área urbana de Niquelândia, a principal avenida do município receberá no mínimo, três ou quatro novos quebra-molas no trecho de três quilômetros entre o Ginásio de Esportes (Jardim Primavera); o Parque Agropecuário (Setor Sevilha Park) e a Unidade Integrada Sesi-Senai (na primeira etapa do Jardim Atlântico), através da Secretaria de Urbanismo. 
Pressionado nesse sentido pela população depois de recuperar o asfalto da cidade, o prefeito Luiz Teixeira (PMDB) estava, há tempos, buscando uma solução para o grave problema do excesso de velocidade na Avenida Brasil por conta da proibição à instalação de novos quebra-molas no Brasil, imposta desde 1998 pelo atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na quarta-feira (26), o chefe do Executivo explicou, ao DN, que a prefeitura fez consulta informal às empresas que operam lombadas eletrônicas em vários municípios de Goiás para saber se as mesmas teriam interesse na instalação/manutenção/exploração do serviço na cidade, antes da eventual abertura de uma licitação pública à contratação dos equipamentos. Porém, o prefeito recebeu, como resposta, que o tráfego na Avenida Brasil é intenso apenas nos horários de pico (de manhã e a tarde, nos períodos de entrada e saída do trabalho do comércio/escolas) de tal forma que essas empresas não teriam a lucratividade desejada com as multas aplicadas por excesso de velocidade.
 De um modo geral, os contratos para o fornecimento de lombadas eletrônicas prevêem uma "repartição" dos valores arrecadados entre as prefeituras (60%) e empresas (40%) com as multas. Segundo Luiz Teixeira, a Prefeitura de Niquelândia possui outras prioridades neste momento e a instalação dos quebra-molas com material asfáltico na Avenida Brasil será menos onerosa aos cofres públicos. O último acidente grave registrado na via foi no sábado (8) quando o mecânico industrial Edimar Gomes da Silva, de 24 anos, perdeu o controle de seu Gol (cor branca, placa JTK-1830, de Niquelândia) numa curva e bateu violentamente numa árvore na porta da garagem da empresa de ônibus UTB. Ele, que não tinha CNH, sofreu fratura numa das pernas que ficou presa entre o painel e o motor do veículo, que virou um monte de ferro retorcido. Dias antes, um CrossFox derrubou dois postes na avenida, deixando moradores do Jardim Atlântico sem energia por mais de oito horas em pleno domingo. 
 
A PALAVRA DA PM
"Entendo que também é que é necessário que o cidadão se conscientize e pratique a direção-cidadã. Temos várias atribuições que acabam prejudicando uma atuação mais pontual e direcionada nesse sentido. Por isso, não podemos simplesmente caracterizar o trabalho da Polícia Militar como ´omisso´ na fiscalização de trânsito. Não acho que isso seja justo. Todos os meses, nós mandamos pilhas e mais pilhas de notificações de motoristas infratores de Niquelândia ao Detran. Entretanto, comprometo-me em aumentar a fiscalização de trânsito - com bloqueios e abordagens pelas avenidas de Niquelândia - nos próximos dias", comentou o capitão Pedro Rodrigues, comandante da Polícia Militar (PM) na cidade.

Galeria de Imagens

 

Jornal Diário do Norte

E-mail jornaldiariodonorte@uol.com.br

Endereço Avenida Federal Nº. 248 Centro, Porangatu Goiás.

© 2024 - Jornal Diário do Norte